Automóveis Titulo
Fórmula Truck: Totti vence com Ford em Interlagos
Por João Geraldo
Especial para o Veículos
18/05/2005 | 13:45
Compartilhar notícia


O paranaense Leandro Totti (Ford) venceu a terceira etapa da temporada 2005 da Fórmula Truck - disputada domingo (15 de maio) em Interlagos/SP - e quebrou a hegemonia dos caminhões mais potentes, com mais de 1000cv de potência, favorecidos pelas características do traçado paulista, conforme acredita a maioria dos pilotos da categoria. Foi a segunda vitória de Totti desde seu ingresso na Fórmula Truck em 2003, sendo a primeira em 2004, na etapa de Campo Grande/MS.

Apesar de ter largado na segunda posição, o resultado a seu favor teve uma boa dose de sorte, porque logo nas primeiras voltas da prova o piloto avisou sua equipe - via rádio - que o motor estava falhando e poderia apagar a qualquer momento. No decorrer da corrida o problema desapareceu ao mesmo tempo em que seus rivais - Renato Martins, Jonatas Borlenghi e Beto Napolitano (todos com Volkswagen) - foram parando sucessivamente e nesta ordem com problemas mecânicos deixando o caminho livre.

O piloto assumiu a liderança da corrida na 14ª volta quando o líder Roberval Andrade (Scania) teve que fazer uma parada forçada no boxe para recolocar a mangueira do turbo que havia escapado. A partir daí, a principal ameaça passou a ser o paulista Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz) que após largar na oitava posição já era o segundo e conseguiu a ultrapassagem na mesma 14ª volta. Porém, era mesmo o dia de sorte de Totti. Fizio ficou na frente por apenas uma volta e abandonou.

Com isso a nova ameaça passou a ser Beto Monteiro, que por várias voltas chegou a colocar o caminhão de lado para ultrapassar. Com o truck já bastante desgastado, o piloto do Ford não conseguiu a ultrapassagem e acabou quebrando pouco antes de fechar a 23ª volta. Fabiano Brito (Volvo) herdou a segunda posição de Monteiro, porém não era uma ameaça a Totti, tanto é que acabou perdendo o lugar para Djalma Fogaça (Ford), que após pagar três penalidades (stop and go) por excesso de velocidade e com o caminhão bastante avariado renasceu na corrida e ficou com o segundo lugar no pódio.

Pedro Muffato (Scania) que já vinha de uma boa fase da etapa anterior em Goiânia, onde, apesar de não vencer demonstrou que tinha caminhão para andar na frente. Ele repetiu o mesmo desempenho em Interlagos ao largar na quinta posição e andar entre os primeiros nas 20 voltas que permaneceu na corrida. Apesar do final de semana ruim, a marca Mercedes-Benz continua liderança o campeonato de marcas com 74 pontos, seguido de perto pela Ford com 66 pontos.

A corrida em Interlagos recebeu um público superior a 60 mil pessoas e, ao contrário de anos anteriores, foi disputada sob um forte calor e marcada por alto número de quebras: dos 24 que largaram 11 não completaram. A próxima etapa - a quarta da temporada - será disputada em Guaporé/RS, dia 05 de junho.

Resultado da corrida (Interlagos):
1 - Leandro Totti (Ford) - 2h09m83s
2 - Djalma Fogaça (Ford) - 2h09m47s
3- Fabiano Brito (Volvo) - 2h11m08s
4 - Fred Marinelli (Scania) - 2h11m66
5 - João Maistro (Scania) - 2h12m26s
6 - Daniel Gianfratti (Ford) - 2h12m23s
7 - Débora Rodrigues (Volks) - 2h12m33s
8 - Luiz Carlos Zappelini (Volks) - 2h13m03s
9 - Mad Macarrão (Ford) - 2h14m38s
10- José Cangueiro (Mercedes) - 2h14m25s

Classificação do Campeonato após três etapas:
- Leandro Totti 43
- Wellington Cirino 42
- Vignaldo Fizio 34
- Beto Napolitano 25
- Débora Rodrigues 20
- Fabiano Brito 18
- Renato Martins 16
- Djalma Fogaça 15
- Geraldo Piquet. 3
- Jonatas Borlenghi 2

Campeonato de marcas:
1 - Mercedes-Benz 74
2 - Ford 66
3 - Volkswagen 52
4 - Scania 33
5 - Volvo 19
6- Iveco. 06



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;