Política Titulo São Bernardo
Baixa no Rotativo tira PCdoB do 1º escalão

Partido comandava autarquia desde o início da gestão Marinho; cargo ficou nas mãos do PT

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
28/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Aliado histórico do PT, o PCdoB não tem mais representatividade no primeiro escalão do governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O partido perdeu sua única vaga no secretariado do petista após a saída de Júlio César Couto do comando da autarquia Rotativo São Bernardo, que controla o estacionamento de veículos nas ruas das regiões comerciais da cidade.

O cargo ficou com o PT, representado por Alexandre França Oliveira, em indicação ligada ao ex-prefeito e presidente da Fundação Criança, Mauricio Soares (PT).

A movimentação atendeu antigo desejo de Mauricio, que buscava expandir sua atuação na gestão Marinho e deter mais cargos estratégicos ligados à Fundação Criança. O Rotativo administra 3.200 vagas na cidade e, por meio de convênio, repassa os recursos arrecadados na Zona Azul para a autarquia dirigida por Mauricio.

A saída do alto escalão não será reivindicada, de acordo com o presidente municipal do PCdoB, Jorge Costa Oliveira. “O nosso partido não é de ostentação. O Júlio deixou a administração por sua vontade. Estava no cargo por todo o seu conhecimento técnico, mais do que por pacto político.”

O dirigente revelou que o partido segue comprometido com o petismo em relação à governabilidade de Marinho. Acrescentou que, para o processo eleitoral, a tendência é pela renovação da aliança com o PT, que será representado pelo secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli. “Tudo indica que estaremos, mas é impossível cravar agora”, pontuou ele, que espera a definição até março.

A troca no primeiro escalão expõe pouco espaço a aliados. Dos 32 cargos no secretariado, apenas cinco estão nas mãos de partidos fora do PT – Comunicação, com Fábio Cassetari (sem partido); Desenvolvimento Econômico, com Hitoshi Hyodo (PTB); Relações Internacionais, com Tunico Vieira (PMDB). Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), com Augusto Miolaro (PV); e Subprefeitura de Rudge Ramos, com Ramiro Meves (PEN).

Mauricio Soares não retornou aos contatos da equipe do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;