Setecidades Titulo Conservação
Cemitério do Baeta Neves está em situação precária de conservação há anos

Mato alto, piso deteriorado e até falta de papel higiênico são realidade da necrópole

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
14/01/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Um cemitério que, de tão abandonado, é como se estivesse instalado em uma cidade fantasma. Este é o cenário da necrópole municipal do bairro Baeta Neves, uma das mais tradicionais de São Bernardo, que coleciona problemas de infraestrutura e falta de manutenção.

Denúncias de visitantes dão conta até de falta de papel higiênico nos banheiros. Um leitor encaminhou uma foto ao Diário, a qual mostra um aviso, fixado no toilete, informando que o material estava em falta. A situação foi constatada ontem pela equipe de reportagem: no suporte onde deveria estar o item, havia só o rolo, sem nenhum pedaço de papel.

Uma funcionária que não quis se identificar, contou que a situação tem gerado reclamações. “Dia desses, familiares de uma pessoa que estava sendo velada foram pedir papel para usarem o banheiro e ficaram indignadas quando disseram que não tinha. Uns dois meses atrás tinha, mas a Prefeitura não está mandando. As pessoas pagam pelo velório, tem que ter um suporte para oferecer a elas”, falou.

Na parte externa do espaço, o que chama a atenção é a altura do mato. A grama, inclusive, brota do piso. Em algumas quadras, ela está tão alta que não é possível caminhar. O trajeto fica ainda mais difícil devido ao solo danificado. Um enorme buraco implica em riscos de acidente, assim como um túmulo aberto, sem qualquer sinalização. Entulho jogado em um canto também é visto.

“Os banheiros estão um relaxo, as cadeiras do velório não oferecem conforto para as pessoas que passam a noite toda aqui. Esse cemitério foi deixado de lado e realmente está abandonado”, lamentou a funcionária.

A ajudante de cozinha e moradora do bairro Joselina de Oliveira, 52 anos, também se queixa do estado do local. “É uma falta de respeito com quem perde os entes queridos.”

O cemitério do Baeta Neves tem recebido mais visitantes do que o habitual, já que passou a atender a demanda da necrópole da Vila Carminha, que está em reforma desde maio de 2014. A obra deveria ter sido entregue em março de 2015, no entanto, os trabalhos, orçados em R$ 2,07 milhões, ainda não foram concluídas.

O abandono do cemitério é algo que ocorre há anos. Em 2010, reportagem do Diário já falava sobre o mato alto, o entulho espalhado e os buracos no piso. Procurada, a Prefeitura de São Bernardo não se pronunciou sobre o tema.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;