Memória Titulo
Um livro para a Vai-Vai gerado no Grande ABC
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


"Quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bixiga pra ver, vai no bixiga pra ver..."
Versos que abrem a exemplar publicação editada no Grande ABC por, agora, ex-alunos da Metodista.

Desta feita, e não foi a primeira, o Grande ABC sai na frente e oferece um livro à mais emblemática e vencedora escola de samba de São Paulo, a Vai-Vai. Por ora, um livro-reportagem de 172 páginas, mais os anexos, pouquíssimos exemplares (35), mas que preenche – com classe, talento e muito bom gosto – uma lacuna do nosso Carnaval.

A iniciativa é dos jornalistas Fabiola Melo, Francisco Lacerda, Letícia Campos, Mariana Vasques, Sthéphanie Thomazini e Vinícius Castelli – Francisco, o Chiquinho, e Vini, o Vinícius, colegas nossos no Diário.

O livro faz parte dos trabalhos acadêmicos de conclusão do curso de Jornalismo dos jovens profissionais na Umesp – a Universidade Metodista do Estado de São Paulo. Orientador: Rodolfo Carlos Martino, jornalista e professor. Da banca de examinadores, o professor e jornalista Eduardo Grossi.

 

SIMPLESMENTE ELIS

15 Vezes Saracura, o livro que conta os feitos maiores da Vai-Vai, é uma obra-prima da memória e do jornalismo. Ele relata o depoimento de personagens importantes da escola, de hoje e de ontem, como Osvaldinho da Cuíca (primeiro cidadão do samba de São Paulo) e Mauricio Coutinho, historiador que está na Vai-Vai desde 1969.

E logo nas primeiras páginas ficamos sabendo que ‘Saracura’ é o apelido carinhoso da Vai-Vai tirado de um córrego que corta o Bixiga, ou Bela Vista, bairro central paulistano que também é sede da escola.

Ano a ano, capítulos fascinantes da história da escola de samba, um antigo cordão batizado como ‘Vae-Vae’ e que saiu às ruas pela primeira vez em fevereiro de 1930, um sábado de Carnaval.

Mas os capítulos mais fascinantes e recheados de ótimas ilustrações são os 15 que falam dos campeonatos levantados pela Vai-Vai, entre eles o de 2015, em homenagem a Elis Regina.

 

TRECHOS

“Se existem duas grandes tradições que representam o Bixiga são elas a paixão pela Vai-Vai e a devoção a Nossa Senhora de Achiropita. Uma de origem negra, outra italiana.”

“Aqui na Rui Barbosa a gente tinha batalha de confete, porque os italianos faziam batalha de confete com cordão” (cf. depoimento de dona Cleuza Carlos Vaz, 71 anos, que chegou à Vai-Vai aos 7).

“Eu tinha raiva da Vai-Vai. Raiva porque os meus filhos de santo passavam por aqui (na quadra) e não vinham nos cultos.” (cf. depoimento de pai Francisco, do candomblé do bairro, que com o tempo mudou de ideia e trocou a raiva pelo amor).

 

Em 9 de janeiro de...

1916 – Empresário vem a Santo André tratar da instalação de um pavilhão onde realizará uma série de espetáculos com cavalos amestrados. Trata-se de Paulo Buke. Ele mantém uma companhia equestre.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os italianos, na zona de Riva, tomam San Giovanni’.

 

1931 –O secretário do Interior aprova a revisão dos distritos escolares, reduzidos de 80 para 65 no Estado de São Paulo.

O Grande ABC fará parte do Distrito da Capital – o 10º – que compreende também Guarulhos, Juqueri, Parnaíba, Cotia, Itapecerica e Santo Amaro

Para este distrito o inspetor nomeado é Octavio da Costa Silveira.

 

1956 – Inauguradas as novas instalações do escritório da São Paulo Light & Power Company Limited, à Rua General Glicério, 37, em Santo André. Antonio Dramolin era o agente da Light na cidade.

 

Diário há 30 anos

 

Quinta-feira, 9 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6027

Manchete – Pronto estudo para salvar a Billings; comissão propõe seis alternativos para o Projeto Sanegran

Internacional – Batistas oram pela libertação das irmãs do Grande ABC sequestradas em Angola.

Comércio – Mappin vem para Santo André em fins de 1987.

Carnaval 86 – Desfiles em São Bernardo voltarão para a Rua Marechal Deodoro; estavam sendo feitos na Avenida Kennedy.

Diário divulga o logotipo para a cobertura do Carnaval 86.

 

Santos do Dia

 

Santo Adriano (Norte da África, 635 – Inglaterra, 710).

Beneditino. Conselheiro do bispo Teodoro na Diocese de Cantuária, na Inglaterra. Ele e Teodoro foram evangelizadores junto ao povo inglês cuja maioria era pagã. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Marciana

Felix

Vidal

 

Hoje

Dia do Fico – em alusão à atitude tomada nesta data, em 1822, por dom Pedro I, então príncipe regente do Brasil. Ele não acatou ordens das cortes portuguesas para que retornasse a Portugal.

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Borebi, Embaúba e Iaras.

 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos finais de semana:

Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

Clássicos Sertanejos, domingos, 6h.

Momento Jovem Guarda – domingos, 10h, com reprise às 22h.

Ao som de um Bolero – domingos, 11h

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Retrospectiva dos melhores programas de 2015 (segunda e última parte) Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A partir de hoje, e até o domingo de Carnaval, em 7 de fevereiro, só Carnaval, como explica o produtor e apresentador, jornalista Milton Parron:

Não serão programas com simples anúncio e apresentação de marchinhas e sambas carnavalescos. Trata-se de uma produção que foi escrita e montada durante seis meses e baseada em pesquisas e coleções que faço há 40 anos, porque Carnaval, musicalmente falando, é o meu fraco.

Em cada programa, além das informações sobre datas dos lançamentos, também teremos dezenas de depoimentos dos autores e dos intérpretes falando da música focalizada, como surgiu, como foi gravada, como foi a aceitação, as curiosidades a seu respeito etc.

Claro que a maioria dos depoimentos foi gravada por mim e boa parte dos entrevistados já são falecidos há muitos anos. Sem exagero, é um dos trabalhos mais meticulosos sobre músicas de Carnaval.

O primeiro – hoje e amanhã – tem depoimentos do Donga, Ismael Silva, Adoniran Barbosa, Joel de Almeida e Emilinha Borba, com suas respectivas músicas, claro.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;