Setecidades Titulo
Ribeirão dos Couros e córrego do Oratório são desassoreados
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
24/08/2005 | 08:44
Compartilhar notícia


A quatro meses do início da temporada de chuvas, está sendo realizada uma faxina no ribeirão dos Couros, em São Bernardo, e no córrego do Oratório, na divisa de Santo André com São Paulo. Quatro quilômetros das calhas estão sendo limpas e a expectativa é de que sejam retirados pelo menos 35 m³ de entulho de dentro dos braços d‘água. Para se ter idéia, o volume é suficiente para encher seis caminhões.

  É a primeira vez em pelo menos uma década que os trechos dos córregos estão sendo desassoreados. O serviço começou a ser feito há cerca de dois meses e, até agora, além de areia e pedregulho, também foram encontrados móveis e carcaças de carros. Os trabalhos devem se estender até novembro no córrego do Oratório. No ribeirão dos Couros, a previsão é de que o serviço termine dentro de 30 dias.

  "Com isso, vamos liberar o escoamento dos córregos, que voltarão a ter seus funcionamentos normais, sem obstruções", diz Ubirajara Tannuri Félix, diretor de engenharia do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) – órgão do governo do Estado responsável por investidas antienchente. Estão sendo limpos cerca de quatro quilômetros de braço d‘água. A maior extensão, 3,6 Km, fica no Oratório, no entorno da favela da Juta.

  No ribeirão dos Couros serão outros 300 m, entre os piscinões da Paulicéia, em frente ao Extra, e a avenida Taboão, onde está sendo aberto o piscinão da Ford. Os trabalhos estão orçados em R$ 1,6 milhão e incluem ainda a contenção de alguns trechos do córrego do Oratório, que, ao contrário do ribeirão dos Couros, não é canalizado.

  

Piscinões– O governo do Estado pretende inaugurar no próximo mês o piscinão de São Caetano, que se estende pela avenida Guido Aliberti. Com capacidade para 235 mil m³ do ribeirão dos Meninos, o reservatório começou a ser construído em setembro de 2003. A previsão inicial era de que a obra fosse entregue em junho do ano passado.

  Já o piscinão do Taboão, que chega com a promessa de acabar com as cheias do Km 13 da via Anchieta, em São Bernardo, começou em fim a sair do papel. Quase todo o terreno que abrigará o reservatório foi desmatado e a topografia da área começou a ser demarcada.

  Para preservar o local, que abrigou a antiga chácara do ex-prefeito de São Bernardo Lauro Gomes, o Daee fechou um acordo com o Ministério Público e o Compach (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural) da cidade, no qual se compromete em realizar intervenções no projeto que reduzam o impacto da obra, que pelo cronograma inicial deve ser inaugurada no próximo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;