Política Titulo
Dilma confirma 13 novos ministros

Entre os nomes que vão compor o alto escalão da petista em seu segundo mandato estão o de Cid Gomes (Educação) e Gilberto Kassab (Cidades)

Leandro Baldini
24/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou ontem mais 13 nomes que vão compor o alto escalão da Esplanada para o exercício de seu segundo mandato, que se iniciará a partir do dia 1º.Os partidos do arco de aliados, que ajudaram a petista na campanha de reeleição em outubro, foram contemplados com espaço.

Entre os destaques do novo ministério, está o ex-governador do Ceará Cid Gomes (Pros) que irá comandar a Pasta da Educação. Pela primeira vez na gestão petista, incluindo os mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e o primeiro de Dilma, a Pasta não ficará sob coordenação da legenda. O orçamento anual é em torno de R$ 100 bilhões.

Outra confirmação destacada foi a do ex-prefeito da Capital Gilberto Kassab (PSD), que é o novo chefe de Cidades.

O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, liderou a ocupação dos cargos, somando mais quatro nomeações: o senador por Amazonas Eduardo Braga para Minas e Energia, a senadora Kátia Abreu, do Tocantins, para Agricultura, o deputado federal Hélder Barbalho, do Pará, para Aquicultura e Pesca, e o deputado pela Capital Edinho Araújo à Secretaria de Portos. Além disso, o peemedebista Vinicius Lages, que é indicação do senador Renan Calheiros, seguirá na Pasta do Turismo.

O governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), cujo mandato se encerra no dia 31, foi ratificado como novo ministro da Defesa – o baiano retorna a Brasília. Durante a gestão de Lula, ele comandou por um ano o Ministério do Trabalho e depois assumiu a SRI (Secretaria de Relações Internacionais), onde ficou até 2006, oficializando a saída após vencer eleição estadual.

O PCdoB deixou o comando dos Esportes, que agora passará a ser ocupado pelo PRB, representado pelo deputado federal de Minas Gerais George Hilton. Aldo Rebelo, que comandou o setor nos últimos anos, foi remanejado para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A lista de Dilma inclui ainda o ex-presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Valdir Simão na CGU (Controladoria-Geral da União) e a reitora da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira), Nilma Lino Gomes, para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Dos 39 ministérios, 22 ainda não tiveram seus titulares anunciados. Antes do anúncio de ontem, Dilma já havia indicado Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o Planejamento, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) para o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e confirmado a permanência do atual presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, no cargo.

Por nota, a chefe da Nação agradeceu a dedicação dos ministros que deixarão o cargo. A petista informou que anunciará todo o primeiro escalão do governo até o dia 29.(com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;