Economia Titulo Santo André
Aidan defende saída do grupo de estudo do Polo Tecnológico

Prefeito de Santo André ressalta caráter geográfico
do município para sediar Consórcio Intermunicipal

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
26/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Insatisfeito com a condução do processo de criação do Parque Tecnológico do Grande ABC, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), reiterou ontem as palavras de seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Vanderlei Retondo, ao afirmar que a saída da cidade do grupo de trabalho que irá levar o projeto adiante se deve "ao direcionamento interno" que não o agradou.

A iniciativa, liderada pelo Consórcio Intermunicipal, visa implementar na região um parque tecnológico, um setor que apresenta intenso crescimento diante da desindustrialização sofrida pelos sete municípios nos últimos anos.

Há rumores de que a divergência observada por Santo André teria caráter político. As administrações comandadas por petistas (Luiz Marinho, em São Bernardo; Mário Reali, em Diadema; e Oswaldo Dias, em Mauá) estariam dispostas a levar vantagem sobre o Parque Tecnológico. Assim, agiriam em grupo para apoiar a sede do projeto em um dos três municípios.

Aidan, porém, não fala abertamente sobre o assunto, mas critica generalizadamente o encaminhamento da questão. Comenta que existe um movimento "muito esquisito, diferente" e frisa que as ações devem ser feitas em conjunto.

"A briga maior do Consórcio é andar junto, não separado. Ninguém dentro da entidade pode pensar numa situação que só olhe para um lado. Temos de pensar em toda a região", disse o chefe do Executivo.

O petebista ressaltou que Santo André teria condições favoráveis para participar com mais ênfase da criação do parque, mas evita comentar abertamente o desejo de abrigar o projeto. "Nosso próprio desenho (geográfico) mostra que nossa cidade faz divisa com todos os outros municípios da região, exceto Diadema. Então, é uma integração. Temos essa situação e é muito complicado para a gente. Precisamos dessa união."

O prefeito ressalta que a decisão de se afastar do grupo de trabalho ainda pode ser revista. "Com diálogo é possível reverter. Mas é preciso criar o fato. Já conversei com o Marinho, já conversei com o (José) Auricchio (Júnior, prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio). Agora vamos discutir, pois queremos uma coisa mais afirmativa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;