Setecidades Titulo Saúde
Pesquisa aponta falta de exercícios entre jovens
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
29/08/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Cerca de 40% dos jovens do Grande ABC, entre 10 e 18 anos, não praticam atividades esportivas. A conclusão foi obtida em levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos de Laboratório de Aptidão Física de São Caetano) com 2.554 alunos da rede estadual de ensino.

A idéia da pesquisa era levantar quantos jovens fazem, pelo menos, 300 minutos por semana de alguma atividade, independente, das aulas de educação física da grade escolar. O índice de 60% de praticantes apurados na região ocupa o último lugar na comparação entre a região metropolitana, Capital, Litoral e Interior.

Os jovens que mais praticam atividades físicas em todo o Estado são os moradores do Interior, cerca de 74%, seguido do Litoral, 69%, e da Capital, 62%.

Para o assessor científico do programa Agita São Paulo e membro do Celafiscs, Luis Carlos de Oliveira, o fator da região ter ficado com índice menor ocorrem em razão da falta de espaços maiores para que os jovens possam, por exemplo, andar de bicicleta.

A dirigente da Diretoria de Ensino de São Bernardo, Suzana Dechechi de Oliveira, aponta que questões sociais como segurança e fluxo intenso do trânsito prejudicam a presença dos adolescentes em espaços abertos que proporcionem o exercício físico, como caminhar.

Há cinco anos, a estudante Isabella Cavalcanti Bortoleto, 15 anos, se dedica à prática de alguns esportes, entre eles, tênis de mesa, judô, handebol e atletismo. "O esporte me ajudou a ter mais disciplina, responsabilidade e entender a importância do trabalho em equipe", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;