Economia Titulo Fundo Soberano
Fundo não será positivo, diz economista de banco alemão
16/05/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


A criação de um Fundo Soberano no Brasil não é uma idéia positiva, avaliou o diretor executivo para mercados emergentes do banco alemão WestLB, Ricardo Amorim. Para ele, os recursos seriam melhor utilizados para a redução da dívida externa e investimentos em infra-estrutura e educação. "O Brasil não tem as condições ideais para que o fundo seja bem utilizado."

Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a implementação do fundo, que pode ser de até US$ 15 bilhões. O objetivo seria amenizar a queda do dólar, apoiar projetos estratégicos de empresas brasileiras no Exterior e exercer a função de poupança para eventuais momentos de crise.

Segundo Amorim, a criação do fundo também irá interferir no valor da taxa básica de juros. "Se ele (o fundo) for feito com o excedente do superávit primário, a Selic será reduzida. Porém, se não houver redução nos gastos do governo, a taxa aumentará."

Amorim comentou ainda sobre o grau de investimento recentemente concedido ao Brasil pela agência Standard & Poor's. Segundo ele, países que conseguem a classificação costumam ter aumento de investimento estrangeiro direto equivalente a 1,9% do PIB nos três anos seguintes. "No caso brasileiro, isso significaria dobrar o investimento direto, que passaria para US$ 65 bilhões no próximo ano."

"Os países que obtêm o grau de investimento costumam ter aceleração de crescimento de 1,3 ponto percentual do PIB. No Brasil significaria uma expansão média nos próximos três anos de 5,3%", disse Amorim. No entanto, o economista ressaltou: "Imagino que o crescimento será menor porque o momento da economia mundial não ajuda".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;