D+ Titulo Memórias
'Guarde' sua gravidez
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
11/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Registrar momentos marcantes por meio de fotos é algo que todos gostam. E guardar imagens da gravidez, o momento mais especial na vida de uma mulher, é ainda melhor. Conscientes da importância desta fase da vida, fotógrafos especializados fazem um trabalho diferenciado para as mães que querem, no futuro, contar esta história para as próximas gerações.

Com sessões de foto em estúdio que envolvem o período da gravidez e o bebê, após o nascimento, a fotógrafa Fernanda Sá, de São Paulo, começou seu trabalho há cinco anos. "Geralmente são mulheres que trabalham muito e não se dão conta do que está acontecendo, da importância deste momento."

Até hoje a fotógrafa já registrou cerca de 200 grávidas e seus respectivos bebês. "Como a experiência para mim foi prazerosa, visualizei esse trabalho para que as mulheres pudessem se lembrar melhor desse período."

A também fotógrafa Danielle Ferreira, de Santo André, acredita que o registro é a melhor maneira de reviver sempre a beleza de uma gestação. "Este é um momento único. A foto é a única lembrança concreta que vai ficar para a mãe passar para outras gerações."

Ailton Torres, que também tem estúdio em Santo André, começou seu trabalho há apenas seis meses. "É impagável notar a alegria das mães ao verem as

fotos".

Produção especial - Fazer este tipo de trabalho não é tão simples. A idéia dos profissionais é registrar uma mulher comum, em um momento especial. Para isso, é feita uma consultoria, pela qual é possível verificar o estilo da mulher e o que espera da criança.

"Tendo em mãos as informações da mãe e seu estilo pessoal coloco a luz e conduzo meu ensaio", diz Fernanda Sá.

Maquiagem, enxoval do bebê, cabeleireiro e até figurino são alguns itens que compõem o ensaio fotográfico. "Não é simplesmente colocar a pessoa em um fundo e fotografar. Quero que se sinta acolhida e devolva a emoção", finaliza.

Depoimentos
"No início da gravidez tentei tirar umas fotos em casa, mas não ficaram legais. Resolvi então procurar um profissional e o resultado ficou ótimo. Melhor ainda porque meu marido me acompanhou, o que rendeu umas fotos lindas. No começo fiquei um pouco constrangida e algumas ficaram ruins, mas, ao final, já estávamos dando risada. Pretendo fazer o ensaio do meu filho também, quando ele ficar um pouco maior."
Priscilla Andrade, 32, dentista, Santo André

"Era minha primeira gravidez e eu queria ter um registro desse momento. Adorei a experiência. É um ambiente bem familiar, as pessoas te deixam à vontade, já que todas que trabalham no local são mães e entendem. Fiz três sessões (4, 6 e 8 meses de gestação). A última durou quatro horas. Quando o Lucas nasceu, esperei um pouco para fazer com ele também e completar o álbum. Tudo isso porque senti falta de ver fotos da minha mãe grávida de mim."
Shoraya Dal'Col, 32, médica, São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;