Internacional Titulo
Próxima conferência sobre o Iraque é fixada para o início de maio
Da AFP
05/04/2007 | 14:31
Compartilhar notícia


P ministro das Relações Exteriores deste do Iraque, Hoshyar Zebari, afirmou nesta quinta-feira que uma conferência ministerial internacional sobre o país árabe será realizada na primeira quinzena de maio. Porém, ele não precisou o local, embora o mais provável seja numa nação estrangeira.

"A conferência ministerial do Iraque, da qual participarão seus vizinhos e as grandes potências será realizada no início de maio. Será o prolongamento da reunião de Bagdá concluída com uma mensagem de otimismo", no dia 10 de março, afirmou.

"Faremos um anúncio nos próximos dias, mas por enquanto não quero revelar a sede escolhida e os países participantes", acrescentou Zebari.

No dia 10 de março foi realizada em Bagdá uma conferência internacional sobre segurança no Iraque que reuniu 17 países e organizações, entre elas as grandes potências e os Estados que fazem fronteira com o país árabe.

Em um primeiro momento, estava previsto que a continuação dessa cúpula seria organizada nos primeiros dias de abril, mas a crise pela captura de 15 marinheiros britânicos em águas do Golfo pelo governo do Irã no dia 23 de março adiou as negociações diplomáticas.

Os Estados Unidos deixaram clara sua preferência por Istambul. O Cairo é outro lugar mencionado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;