Internacional Titulo
Chefe da Al Qaeda no Iraque pode ter sido morto, diz governo
Da AFP
01/05/2007 | 12:05
Compartilhar notícia


O governo iraquiano está investigando informações segundo as quais o suposto chefe da Al Qaeda no Iraque, Abu Ayub al-Masri, teria sido morto em combates internos.

"Recebemos informações segundo as quais combates opuseram membros da Al Qaeda. Masri teria sido executado nesta ocasião. Nossas forças não têm nada a ver com isso. Essas informações ainda devem ser verificadas, mas são confiáveis", disse o general Abdel Karim Khalaf, porta-voz do ministério do Interior, à rede de TV pública Iraqia.

Segundo o exército americano, Abu Ayub al-Masri, também conhecido como Abu Hamza al-Muhajer, teria sucedido em junho de 2006 a Abu Mussab al-Zarqawi, morto durante um bombardeio americano.

Os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 5 milhões por sua captura. Segundo eles, Masri se juntou em 1982 à Jihad Islâmica egípcia, então liderada por Ayman al-Zawahiri, o atual número dois da Al Qaeda.

Ele teria conhecido Zarqawi em 1999 no campo de treinamento Al-Faruk, no Afeganistão, onde teria se tornado um especialista em explosivos, antes de viajar ao Iraque depois da queda do regime talibã.

Antes da morte de Zarqawi, Mujaher era um comandante da Al Qaeda para o sul do Iraque. Ele trabalhou estreitamente com tenentes de Zarqawi em Fallujah, antigo feudo sunita a oeste de Bagdá, fornecendo camicases e carros-bombas.

Para o exército americano, ele é um dos fundadores da Al Qaeda no Iraque e um dos últimos associados de Zarqawi ainda vivos.

A morte de Abu al-Masri já havia sido anunciada em outubro de 2006, antes de ser desmentida pelo exército americano e pelas autoridades iraquianas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;