Internacional Titulo
Armada americana abandona ilha de Vieques
Da AFP
01/05/2003 | 08:26
Compartilhar notícia


A Armada dos Estados Unidos abandona esta quinta-feira a ilha caribenha de Vieques, cedendo aos protestos de seus moradores, pelas manobras navais e bombardeios praticados ali há 60 anos.

"O Departamento da Armada transferiu todas as suas propriedades na ilha de Vieques, Porto Rico, para a jurisdição administrativa da Secretaria do Interior", informou um comunicado do Pentágono.

A retirada estabelece que a Armada continuará com a limpeza da ilha, que foi usada como polígono de artilharia e bombardeios e para desembarques anfíbios dos marines.

O Departamento do Interior transformará esse território em uma reserva natural, para o que investirá este ano US$ 2,3 milhões.

Os 9 mil habitantes da pequena ilha iniciaram protestos contra as manobras americanas em 1999, quando uma bomba desviada caiu em um posto de vigilância e matou um empregado local de segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;