Internacional Titulo
Milosevic aceita libertar soldados norte-americanos
Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic aceitou libertar os três soldados norte-americanos capturados no mês passado. A notícia foi dada hoje pela agência oficial Tanjug. Os três militares, segundo a agência de notícias, serao entregues ao ativista de direitos civis, reverendo Jesse Jackson, como parte de ``suas gestoes pela paz``.

A agência informou que ``o presidente tomou esta decisao para apoiar as gestoes do reverendo Jesse Jackson pela paz. Nao os consideramos como inimigos, mas vítimas da guerra e do militarismo``.

Os três militares foram capturados em 31 de março na fronteira entre a Iugoslávia e a Macedônia, quando faziam uma patrulha de rotina, de apoio à força de paz da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no caso de um acordo possibilitar a entrada dessa força em Kosovo.

O reverendo Jesse Jackson disse que Milosevic se reuniu com seus assessores depois de o ter recebido e ``decidiram, por unanimidade, libertar os três soldados, permitindo que amanha`` eles voltem para seu país. Jackson explicou que os três soldados acompanharao sua delegaçao até a Croácia, de onde serao levados para a base da Otan mais próxima, provavelmente na Alemanha.

Jackson fez um velado pedido à Otan para que faça algo em troca da libertaçao dos soldados americanos. ``É um gesto que deveria ter uma resposta``, lembrou. O governo do presidente Bill Clinton nao apoiou a missao de Jackson e disse que os soldados deveriam ser libertados incondicionalmente.

Enquanto isso, a Otan continuou bombardeandoa Iugoslávia, neste sábado, e um míssil matou 23 pessoas que viajavam em um ônibus que passava por uma ponte situada ao norte da capital de Kosovo, Pristina. Esta informaçao foi dada por testemunhas e pela imprensa local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;