Esportes Titulo
Andreense ganha vaga para Mundial de Xadrez
Do Diário do Grande ABC
01/05/2002 | 00:18
Compartilhar notícia


A atleta de Santo André, Iara Nunes Santana venceu o Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez, disputado de 25 a 28 de abril, em Araraquara, e garantiu sua vaga para participar do Mundial, na Índia, e o Pan-Americano, na Bolívia. “Estive em apenas um campeonato internacional em 1996. Agora, estou bem mais preparada. Será uma etapa nova e diferente das que já participei”, afirmou a competidora que representa a cidade de Santo André e o clube Primeiro de Maio.

Iara, antes de participar da competição, ocupava a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro e surpreendeu a todos com o bom resultado no torneio. “Eu fui uma surpresa para o pessoal. Eles não acreditavam que iria me sair bem, mas estava confiante e consegui.” Das seis rodadas de que participou, na categoria sub 20, ela venceu as cinco primeiras partidas e fez a maior pontuação. A segunda colocada foi a catarinense Fabiana Fracasso. A competição reuniu 132 atletas de todo o Brasil e, na categoria de Iara, havia mais 30 atletas.

A competidora, 18 anos, joga xadrez há nove anos e começou por incentivo de sua escola de primeiro grau, pois o esporte fazia parte do currículo escolar. Ela treina pelo menos duas horas diárias de estratégias e táticas e tem aulas com seu técnico três vezes por semana.

Colaborou Flávia Tonin




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;