Política Titulo Em cinco anos
Câmara de Diadema estima arrecadar R$ 3 mi para nova sede

Legislativo idealizou projeto de criação de fundo para acumular recursos e adquirir imóvel

Júnior Carvalho
do dgabc.com.br
05/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Diadema, Pretinho do Água Santa (DEM), afirmou que a ideia é de arrecadar aproximadamente R$ 3 milhões ao longo de cinco anos para a construção de outra sede do Legislativo. Tramita na casa projeto da mesa diretora que prevê a criação de fundo visando acumular recursos à compra de novo prédio.

Pretinho sustentou que o objetivo não é de “construir uma sede na semana que vem” e que a proposta não deve sufocar os cofres públicos. “Essa foi uma ideia que a gente trocou com todos os vereadores. Mas não queremos fazer isso para ‘ontem’. É algo para ser concretizado a longo prazo”, alegou, ao estimar que a medida deva sair do papel só em meados de 2024.

O dirigente do Legislativo diademense destacou ainda que a Câmara necessita de novas instalações, embora não tenha elevado o número de parlamentares nem o de pessoal. “Nosso prédio sequer tem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento que atesta a proteção do prédio contra incêndios), não tem acessibilidade. A nossa casinha é apertada”, defendeu.

Pretinho afirmou também que a casa não paga aluguel pelo uso do prédio em que o Legislativo está instalado atualmente, na Avenida Antônio Piranga, no Centro, mas que formalmente o imóvel está no nome da Prefeitura de Diadema.

O projeto, que não tem data para ser apreciado em plenário, prevê que seja criada espécie de poupança para arrecadar os recursos. O fundo seria alimentado pela sobra do duodécimo repassado anualmente pelo Executivo à Câmara, além de outros valores oriundos de multas contratuais, por exemplo. “Poderíamos devolver parte do valor (repassado pela Prefeitura todo ano) e poupar outra fatia”, sugeriu Marcos Michels (PSB), ex-presidente da casa (2017-2018) e atual integrante da mesa diretora.

DIVERGÊNCIAS
Pretinho rebateu ainda a rejeição de parte dos vereadores ao texto. O oposicionista Cicinho (PRB) disse ser contra a medida e antecipou voto contrário. “Durante o debate, teve vereador que concordou (com a ideia da construção de outra sede) e outros que se calaram, mas que agora que o assunto repercutiu se dizem contrários”, alfinetou o democrata. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;