Internacional Titulo
Israel critica primeiro-ministro palestino por 'inatividade'
Da AFP
26/08/2003 | 10:43
Compartilhar notícia


Israel criticou o primeiro-ministro palestino, Mahmud Abbas, por sua "inação", além de prosseguir com suas operações de combate aos grupos radicais palestinos nos territórios ocupados esta terça-feira .

"Continuamos esperando que Abbas cumpra seus compromissos e desmantele as organizações terroristas. Nós nos encarregaremos delas enquanto a Autoridade Palestina não fizer nada. É uma decisão estratégica", afirmou o chanceler israelense, Sylvan Shalom, à rádio estatal.

Shalom chamou de "mudança decisiva" o atentado suicida da semana passada em Jerusalém, reivindicado pelos grupos Hamas e Jihad Islâmica, que causou 21 mortos e deixou 130 pessoas feridas, incluindo diversas crianças.

Em decorrência deste ataque, Israel reiniciou seus "ataques seletivos" e matou, dois dias depois, o líder político do Hamas Ismail Abu Chanab e seus dois guarda-costas, além de um dos chefes militares do movimento, Ahmed Chtaui, e outros três ativistas.

A televisão estatal israelense informou na véspera que o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, anunciou a continuação dos ataques seletivos. As forças israelenses permanecem em estado de alerta desde que um dos chefes políticos do Hamas, Abdelaziz al-Rantisi, advertiu que seu movimento pretende se vingar dos ataques israelenses.

O premiê Abbas (Abu Mazen) suspendeu os contatos com o Hamas e a Jihad Islâmica na semana passada. Porém, esta terça-feira ele tentará obter uma nova trégua para os ataques antiisraelenses, depois que os grupos radicais anunciaram a ruptura do acordo que estava vigente desde o final de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;