Cultura & Lazer Titulo
História humanitária e ação entre amigos
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
29/08/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Cinco produções nacionais entram em cartaz hoje. Duas delas devem atrair público por razões distintas a salas do Grande ABC .

Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito é dirigido pelo filho de Glauber Rocha e estrelado por Carlos Vereza, no papel do visionário que ficaria conhecido como "médico dos pobres", dada sua dedicação aos menos favorecidos. "Bezerra era um homem que no século 19 já alertava para outras mazelas da sociedade brasileira, como a corrupção e a destruição da Mata Atlântica", ressaltou o produtor Fernando Lobo, em visita ao Diário. Ele integra a Estação da Luz - ONG cearense de voluntários de onde partiu o projeto do documentário ficcional.

Dentro desse espírito de voluntariado (o orçamento foi de apenas R$ 2 milhões), integram o elenco ainda Caio Blat, Lucio Mauro e Paulo Goulart Filho, entre outros. Além da cinebiografia da figura querida em todo o País, o longa se tornou o primeiro a retratar o Estado do Ceará no século 19. A pesquisa histórica é do biógrafo de Bezerra, Luciano Klein.

Bossa nova - Diante da bagunça nos bastidores do famoso show de bossa nova no Carneggie Hall, em dezembro de 1962, o compositor Carlos Lyra ameaçou largar tudo e ir embora. Tom Jobim lembrou ao colega que eles estavam nos Estados Unidos, onde contratos assinados são levados a sério e emendou: "Carlinhos, não vai embora não que aqui tem cadeira elétrica."

Cenas reais como essa inspiraram o diretor Walter Lima Jr. (A Ostra e O Vento) na concepção de Os Desafinados, exibido em uma sala do Grande ABC.

Com trilha sonora de Wagner Tiso, conta a aventura de quatro jovens cariocas que vão à Manhattan dos anos 1960 tentar emplacar seu conjunto de bossa nova.

O fio narrativo é um flashback do cineasta Dico (Selton Mello/ Arthur Kohl, na segunda fase), que ouve no rádio que a cantora brasileira Gloria Baker (Cláudia Abreu) morreu em um acidente de carro na Itália. Ele resolve fazer um documentário sobre o quarteto Os Desafinados, formado por amigos seus de juventude e do qual Gloria era vocalista.

Os remanescentes são reunidos em seu antigo ponto de encontro, uma boate de Copacabana. Das conversas, entremeadas pelas imagens em preto-e-branco feitas por Dico na época, é reconstituída a história do pianista Quin (Rodrigo Santoro), do saxofonista Davi (Ângelo Paes Leme/ Genésio de Barros, na segunda fase), do baixista Geraldo (Jair Oliveira/ Bené Silva) e do baterista PC (André Moraes/ Antônio Pedro). Alessandra Negrini também está no elenco como a mulher de Quin.

Em Buenos Aires, uma trágica histórica envolvendo a polícia política local muda o destino dos jovens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;