Internacional Titulo
Premiê francês promete ajuda à Macedônia
Por Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 14:59
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, garantiu neste sábado seu ``apoio' aos dirigentes macedônios, anunciando uma ajuda financeira suplementar e prometeu aos refugiados kosovares do campo de Stenkovec que a França continuará recebendo-os.

A nova ajuda da França à Macedônia é de 163 milhoes de francos (22 milhoes de dólares), distribuídos entre uma moratória de dois anos sobre a dívida macedônia, o financiamento de pequenos projetos para a educaçao e a saúde e outros projetos financiados em conjunto com o Banco Mundial e a Uniao Européia, informaram neste sábado fontes ligadas ao primeiro-ministro.

Jospin, que chegou sexta-feira à noite à Macedônia após uma visita à Albânia, percorreu o campo de Stenkovec, onde estao 18.500 refugiados kosovares. Segundo Jospin, a França dará continuidade a sua ``política para receber os refugiados', lembrando que o mais importante é que as famílias nao sejam separadas e que elas expressem o desejo de serem acolhidas na França. No início do conflito, a França se negou a acolher de forma maciça a refugiados kosovares. O primeiro-ministro prometeu aos que tiveram que fugir das tropas sérvias, ``fazer o possível' para que possam voltar a suas casas, defendendo para isto ``a busca de uma soluçao pacífica e diplomática' para o conflito.

Ante as ameaças que pesam sobre o frágil equilíbrio macedônio, onde um em cada dez habitantes é, atualmente, um refugiado kosovar, e onde a guerra contra a Iugoslávia desencadeia sérias conseqüências sobre a já abalada economia do país, Jospin garantiu que a ajuda francesa nao será destinada ``unicamente aos refugiados, mas também à populaçao macedônia'. Desde o início dos bombardeios da Otan contra a Iugoslávia, em 24 de março passado, a França enviou 538 milhoes de francos (72,6 milhoes de dólares) para a Macedônia, o que elevou a quase um bilhao de francos (135 milhoes de dólares) a ajuda econômica deste país à Albânia e Macedônia, informou um colaborador de Jospin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;