Política Titulo Consórcio
Presidentes de Câmara voltam a pressionar por espaço no Consórcio

Movimento retorna em ano que entidade terá Orçamento turbinado; em 2014, número de vagas cedidas gerou impasse com prefeitos

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
27/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Os presidentes de Câmara da região retomaram velho discurso, ontem, num almoço em Santo André, e voltaram a pleitear espaço no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O movimento é resgatado no ano em que a entidade terá R$ 68,6 milhões de Orçamento.

Em 2014, vereadores pressionaram prefeitos para que houvesse vagas aos parlamentares regionais no colegiado. Então presidente, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, cogitou ceder duas cadeiras efetivas no conselho consultivo e abrir outros dois postos em suplência no grupo. A proposta não avançou porque vereadores queriam ao menos sete vagas no bloco – mínimo de um por cidade. Marinho alegou desproporcionalidade de representantes de classes para colocar a proposta na gaveta. O debate agora terá de ser feito com Gabriel Maranhão (PSDB), prefeito de Rio Grande da Serra.

No encontro de ontem, em tradicional restaurante de Santo André, Bispo Ronaldo de Castro (PRB-Santo André), José Luís Ferrarezi (PT-São Bernardo), José Dourado (PSDB-Diadema), Marcelo Oliveira (PT-Mauá) e José Nelson (PSD-Ribeirão Pires) decidiram retomar o debate partindo do princípio de ocupação dos dois cargos oferecidos por Marinho no ano passado. Paulo Bottura (Pros-São Caetano) e Manoel Messias Lima, o Messias Cabeleireiro (PV-Rio Grande da Serra) não foram ao almoço.

“Vamos reivindicar essas vagas, mostrar que temos interesse, porque não adianta brigar por mais espaço sendo que nem ocupamos as duas atuais”, afirmou Dourado. “Precisamos ver o regimento do Consórcio para saber exatamente como podemos encaminhar essa definição”, adicionou Ronaldo. “Boa parte das demandas cai com urgência no Legislativo e o vereador não sabe do que se trata. O Consórcio não pode interferir em outros poderes. Estive na primeira reunião do Consórcio, fiz questionamento na mesa aos prefeitos. As vagas estão à disposição, mas eles não podem convocar. Todos os presidentes concordaram em encontrar unidade”, relatou Marcelo.

Os presidentes acertaram também que haverá uma reunião mensal entre eles. A próxima está marcada para o dia 9, em São Bernardo.

COMISSIONADOS

Ronaldo, Ferrarezi, Dourado, Marcelo e Zé Nelson debateram também formas de cumprimento de determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e do Ministério Público para redução no número de comissionados nos Legislativos.
As Câmaras do Grande ABC respondem por processos devido ao baixo quórum de servidores concursados. Há até ações judiciais em curso para equiparação no quadro de colaboradores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;