Cultura & Lazer Titulo Dança
Movimento Social

Cia Borelli apresenta coreografia inspirada no guerrilheiro
Che Guevara; espetáculo será exibido no Sesi Santo André

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/11/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


O legado socialista ganha os palcos e o seu ideário, principalmente o projetado pelo médico e guerrilheiro Ernesto Guevara de la Serna, transforma-se em movimentos no espetáculo "Estado Independente", obra que a Cia Borelli apresenta gratuitamente no fim de semana, no Sesi Santo André.
A montagem integra o circuito Viagem Teatral 2010 e é continuidade de pesquisa que iniciou com Carne Santa", de 2007, espetáculo desenvolvido com base na obra do compositor Renato Russo e no contexto histórico do surgimento da Legião Urbana.
Questões existenciais de um período político turbulento são o pano de fundo do repertório, onde se reflete o desejo de ao menos sonhar com um mundo mais justo e ético.
Longe de trazer à cena detalhes da biografia do guerrilheiro - que mesmo morto há 43 anos ainda tem forte representação no ideal revolucionário - a coreografia se constrói em aspectos ideológicos da história de Che, como a crença no socialismo e na coletividade em prol das mudanças sociais.
HISTÓRICO
Trabalhos com conotação política e criação voltada para a discussão das ações humanas são o forte da Cia Borelli, capitaneada pelo andreense Sandro Borelli. Os livros e a história do escritor tcheco Franz Kafka já pautaram obras do grupo, refletindo sobre a anulação do indivíduo em face de uma força ou sistema opressor. Entre a série de coreografias baseadas nele, estão "A Metamorfose", "Carta ao Pai" e "O Artista da Fome".
Surgido em 1997 com o nome de FAR-15, o grupo desde 2003 adotou a nomenclatura atual. Há pouco tempo criou sede, com o Kasulo Espaço de Arte e Cultura, que fica na Barra Funda,em São Paulo.
A teatralidade é um dos fatores que chamam atenção para as criações da Cia. As danças se desvelam em contextos sociais e turbulências que desencadeiam conflitos muitas vezes individuais.
"Sob o princípio da recusa em transformar gesto e movimento em narrativas, a associação de elementos da dança e do teatro nos espetáculos gera um diálogo aberto entre ação e sentido e o consequente surgimento de signos ricos de significados", conta Sandro Borelli.
Estado Independente - Dança. No Sesi Santo André - Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177. Sábado, às 20h e dom., às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;