Internacional Titulo
Osama Bin Laden está cercado
Das Agências
18/11/2001 | 17:50
Compartilhar notícia


O cerco a Osama Bin Laden está se fechando. De acordo com fontes dos governos americano e britânico ouvidas pelo jornal londrino Daily Telegraph, o terrorista saudita está em Maruf, a pouco mais de 100 quilômetros de Kandahar e a 50 da fronteira com o Paquistão, no leste afegão.

Segundo o jornal, as tropas especiais dos países aliados foram levadas de helicóptero à região e estão a poucas horas do local onde está escondido Bin Laden, em uma cadeia de montanhas.

Na quinta, a Aliança do Norte dissera que tinha informações de que Bin Laden estava em Kunduz, a última cidade do norte ainda sob domínio talibã. Membros da guarda pessoal do terrorista e os jipes que normalmente o acompanham foram vistos na cidade.

Neste domingo, no entanto, a oposição pareceu estar convencida de que Bin Laden está refugiado mesmo em Maruf. "Há campos de treinamento e refúgios subterrâneos na área. Os talibãs estão tentando enganar a comunidade internacional para que sejam interrompidos os bombardeios", disse Yunis Qanooni, ministro do Interior da Aliança.

Os Estados Unidos não confirmam a ação das tropas especiais, mas admitem que o objetivo principal da missão no Afeganistão — capturar Bin Laden — está próximo. "As informações sugerem que sua liberdade de movimento é muito reduzida", disse o secretário de Estado americano, Colin Powell. "Não acredito que exista na região um país disposto a abrigá-lo", concluiu. Powell disse ainda não acreditar que Osama Bin Laden tenha uma arma nuclear, apesar de informações obtidas em bases da Al Qaeda, que sugerem que o terrorista "estava interessado em obter uma bomba".

Proteção - O Talibã continua a emitir sinais confusos em relação ao paradeiro de Bin Laden. Depois de garantir no sábado que o saudita havia deixado o Afeganistão com suas esposas e filhos, rumo a um destino ignorado, o embaixador da milícia afirmou neste domingo que ele Bin Laden continua em solo afegão, mas ressalvou: "atualmente, Osama Bin Laden não está em uma região controlada por nós", afirmou Abdul Salam.

De qualquer forma, o Talibã continua do lado do terrorista. O embaixador da milícia no Paquistão, Abdul Salam Zaef, afirmou neste domingo que o Talibã cuidará do saudita "até o último momento". Zaef, em entrevista no aeroporto de Islamabad, disse que o líder do grupo terrorista Al Qaeda é um "hóspede" do Afeganistão, mas afirmou desconhecer o paradeiro dele. "Não sabemos onde ele está", afirmou o embaixador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;