Setecidades Titulo
Coleta muda e lixo fica acumulado em Santo André
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
18/10/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


O lixo produzido por comerciantes de Santo André na sexta-feira passada só será retirado nesta quarta-feira. Esse é o resultado de uma mudança de horário de coleta de lixo feita pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que tem irritado quem trabalha na região. Os caminhões de lixo que antes passavam por volta das 18h – às segundas, quartas e sextas –, agora passam às 7h nos mesmos dias. Os comerciantes dizem que colocavam o lixo na rua no mesmo dia da coleta. Agora, porém, o lixo produzido na sexta-feira fica parado durante todo o final de semana. Na segunda-feira, o caminhão passa antes do expediente dos comerciantes, que começa  às 9h, e os sacos de lixo ficam acumulados até a quarta-feira.

A mudança ocorreu no Parque Novo Oratório, no Jardim Ana Maria, no Parque Erasmo Assunção, no Parque Capuava e respectiavas redondezas. Os comerciantes dizem que as lojas ficam com mau cheiro e aumentou o número de baratas nessas regiões. “Não fomos consultados. Só colocaram uma placa informando a mudança”, conta a comerciante Paula Guillen, de uma Perfumaria localizada na rua América do Sul, no Parque Novo Oratório.

O comerciante Waldir Gimenes, dono de uma doceria ao lado da perfumaria, também reclama. “Se quisermos deixar os sacos de lixo na sexta à noite para serem retirados na segunda, cães e gatos rasgam e espalham tudo. Aí, quando chegamos na segunda-feira, temos que lavar a calçada toda.”

Adaptações –  O Semasa informa que a mudança no horário de coleto é para qualificar o serviço, principalmente nos núcleos habitacionais. No entanto, a autarquia reconhece que em alguns casos podem ser necessárias adaptações, como a colocação de contêineres para recolhimento do resíduo, mudança do itinerário do caminhão para atender ao comércio mais tarde ou aumento da freqüência da coleta de resíduos úmidos em determinados locais. O Semasa informa ainda que casos como os dos reclamantes devem ser informados à Central de Atendimento – telefone 115. As reivindicações serão encaminhadas ao departamento responsável.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;