Memória Titulo Memória
Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Por Ademir Medici
18/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Jango. Carvalho Pinto. Cidadãos andreenses

Na visita feita a Santo André em 10 de dezembro de 1961, João Goulart, presidente da República, e Carvalho Pinto, governador de São Paulo, receberam o título de Cidadão Andreense.

Naquele dia, foi celebrada missa campal na Praça do Carmo. Os irmãos Chammas, empresários, ofereceram coquetel. A cidade serviu aos visitantes uma churrascada no conjunto esportivo de Vila América, chamado Estádio Municipal – o atual Ginásio Pedro Dell’Antonia.

Entre os visitantes, o ministro do Trabalho, Franco Montoro; o deputado federal Cunha Bueno; e o general Amaury Kruel, chefe da Casa Militar.

O prefeito Oswaldo Gimenez preferiu não comparecer. Enviou saudação por meio do News Seller, hoje Diário:
Das calúnias Vossa Excelência saiu vitorioso, e o mesmo acontecerá comigo, porque a consciência, confiante na justiça mercê de Deus, tranquiliza-se sob a roda do calendário, que marca, dia a dia, a chegada das decisões finais, que erguerá mais uma vez o clamor da democracia.
Algum tempo depois Gimenez seria cassado.

AMANHÃ
Cai o parlamentarismo.

Lázaro. Richard. Moreno.
Nomes do vôlei andreense. Vejam quem defendeu a cidade no Sul-Americano de 1970

Está no ar, pelo DGABC TV – www.dgabc.com.br –, a entrevista do esportista e memorialista andreense Ozires Alves Rodrigues. Em pauta: a história do voleibol de Santo André. Vários nomes são lembrados:
Lázaro Azevedo Pinto, considerado o pai do vôlei andreense.
Richard Nassif, que até o fim da vida promoveu o esporte, inclusive reunindo nomes de várias gerações para agradáveis reuniões nostálgicas.
Antonio Carlos Moreno, que começou a jogar vôlei no fim da década de 1950, no Aramaçan, chegou à Seleção Brasileira e foi considerado um dos cinco maiores jogadores do mundo.
No programa, recuperamos duas entrevistas que fizemos, anos atrás, com Richard Nassif e Moreno. E mostramos um filme em preto e branco do desfile dos primeiros Jogos Abertos do Interior realizados na região, em 1959, em Santo André: Nassif e sua futura mulher, Haidê, conduzem as bandeiras da cidade e de São Paulo pela Praça 4º Centenário.
Entre os vários documentos trazidos à Redação pelo Sr. Ozires, destacamos o que traz os nomes da delegação do Randi Esporte Clube que participou do Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino, em 1970.
Chefe da delegação: Eugenio Rocco Sobrinho
Delegados: Iran Inojosa e Richard Nassif
Técnico: Valderbi Romani
Árbitro: Antonio Pedro da Costa
Massagista: Lázaro de Azevedo Pinto
Jogadores: Antonio Carlos Moreno, Décio Cataruzzi, Renato Antonio Romani, Osvaldo Ribeiro Filho, Flavio Moreira Danesin, Hélio Silveira de Moraes Pinto, Nilson Novelli, Milan Muller, José Roberto Lages Guimarães, Emerson Franco de Godoy, José Carlos Brunoro, Pedro Pioli Netto e Eloi Cataruzzi.
Observaram os nomes? Todos qualificados, entre os quais Zé Roberto, que ganharia tudo dirigindo a Seleção Brasileira Feminina de Voleibol. É ou não Santo André o berço do voleibol de competição?


No Facebook...
‘Um dia, a revolução...’
Certo dia do futuro remoto, num singular país chamado Lisarb, a classe média assumiu o poder e impôs um regime de terror.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 18 de novembro de 1988, uma sexta-feira, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 18 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6913

Manchete – José Carlos Grecco e Amaury Fioravante disputam voto a voto a eleição para prefeito de Mauá. A eleição continuava sendo liderada pelos votos em branco, com 25%.
Em Santo André, Celso Daniel (PT) elege-se prefeito. Obtém 49,41% dos votos, contra 24,43% de José Amazonas (PTB).
Em São Bernardo, Maurício Soares comemorava a vitória com 37,85% dos votos; Walter Demarchi reconhecia a vitória do adversário.
Em Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco seguia na frente.
Memória – A história do Asylo Luiz Capra em 1928.
Memória Eleições – Notícias da região em 1928 e 1929: a Velha República vai cair.

Em 18 de novembro de...
1918 – Em São Bernardo, soldados da Força Pública, às ordens do delegado de polícia, enviados para reprimir uma greve, disparam seus fuzis sobre a multidão, causando grande número de vítimas.
n A questão da paz. Itália convoca uma reunião para reiniciar a produção, para a paz, das fábricas que estiveram empenhadas na manufatura de munições durante a guerra.
1933 – Primeiro de Maio FC realiza o Baile da Primavera, com concurso de dança.
1958 – Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprova por 21 votos a 18 a realização de plebiscito referente à emancipação política e administrativa de Utinga, em Santo André.

Hoje
Dia do Conselho Tutelar
Dia Nacional do Notário e do Registrador

Santos do dia
Igreja celebra a Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, apóstolos.
Salomé de Cracóvia
Maudez
Odo de Cluny

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 18 de novembro:
No Paraná, Agudos do Sul, Floresta, Ivatuba e Janiópolis
Em Alagoas, Porto Real do Colégio
Na Paraíba, Princesa Isabel
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;