Internacional Titulo
EUA se aliam com China e Rússia na questão nuclear norte-coreana
Por Da AFP
09/11/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


O número três do Departamento de Estado americano, Nicholas Burns, ressaltou nesta quinta-feira em Pequim a convergência entre Estados Unidos, China e Rússia com vistas à resolução do problema nuclear norte-coreano.

"Estamos particularmente de acordo com o que deve ser feito", declarou Burns à imprensa ao término de uma reunião com o vice-ministro russo de Relações Exteriores, Alexandre Alexeiev.

"Existe uma sensação muito profunda na comunidade internacional sobre o fato de que a mensagem à Coréia do Norte deve ser: detenham suas atividades ilegais", afirmou.

Depois de reuniões em Tóquio e Seul, os subsecretários de Estado Nicholas Burns e Robert Joseph tiveram uma série de encontros nesta quarta-feira com dirigentes chineses, entre eles o ministro de Relações Exteriores Li Zhaoxing, a fim de preparar a retomada das negociações multilaterais, suspensas há um ano, que envolvem as duas Coréias, os Estados Unidos, China, Japão e Rússia.

"As cinco partes estão de acordo sobre o que se deve fazer, a desnuclearização total da península coreana, a aplicação do acordo de setembro de 2005, assinado pela Coréia do Norte", afirmou Burns.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;