Nacional Titulo
Aumenta proporção de lares chefiados por mulheres brancas
Da Agência Brasil
22/05/2006 | 11:04
Compartilhar notícia


O número de domicílios que têm mulheres como chefe de família é maior entre as brancas. A constatação é do Sistema Nacional de Informação de Gênero, divulgado nesta segunda-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o estudo, a proporção de residências chefiadas por mulheres brancas aumentou 1,5 ponto percentual de 1991 a 2000, passando de 53,6% para 55,1%, enquanto nas chefiadas por mulheres negras e pardas houve redução de quase 2 pontos, passando de 45,5% para 43,4%.

A pesquisa do IBGE, que cruzou informações do Censo 2000, mostrou a diminuição no número de mulheres que se declaravam negras e pardas, no Brasil. Entre os anos de 1991 e 2000, a redução nesse percentual foi de 3%.

Para os pesquisadores do IBGE, essa redução poderia ser explicada como conseqüência das elevadas taxas de mortalidade materna e condições de vida e saúde mais precárias entre as mulheres negras.

O Sistema Nacional de Informação de Gênero foi realizado pelo IBGE a pedido da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O estudo cruzou informações do Censo 2000 e detalha a situação da mulher na população brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;