Nacional Titulo
Volta do menino Iruan ao Brasil é novamente adiada
Do Diário OnLine
09/02/2004 | 13:46
Compartilhar notícia


A volta do menino gaúcho Iruan Ergui Wu, 8 anos, ao Brasil foi adiada novamente. A polícia de Taiwan teve de usar a força para retirar o garoto da casa dos parentes, que se recusaram a entregá-lo à Justiça. Agora, o menino está em um hotel e o retorno ao país só deve acontecer na quarta-feira.

O prazo que para Iruan fosse entregue à Justiça expirou nesta segunda-feira, mas o advogado da família tentou pedir uma nova data, argumentando que ele iniciou um tratamento psicológico e não poderia deixar o país. A solicitação foi negada e, como o garoto não foi entregue, o tio do menino Huer Eam Wu teve a prisão decretada e está foragido.

Com isso, a polícia compareceu à casa do garoto para tentar retirá-lo à força. Os familiares, no entanto, resistiram à operação. Assustado, o garoto chorava e resistia à ação dos policiais, que tentavam pegá-lo. Ao mesmo tempo, várias equipes de TV locais acompanhavam o caso, transmitindo as imagens ao vivo.

O impasse fez com que o garoto perdesse o vôo de volta ao Brasil. De acordo com o representante comercial brasileiro em Taiwan, Paulo Pereira Pinto, o garoto foi levado a um hotel, de onde deve partir na quarta-feira com destino ao Brasil.

Iruan está em Taiwan há três anos, desde que seu pai, o marinheiro chinês Teng Shu Wu, morreu durante uma viagem ao país. Desde então, a família paterna do garoto decidiu ficar com ele.

O menino via o pai duas vezes por ano, em Montevidéu, levado pela avó. Ela criava o menor desde que a mãe dele, Marisa Tavares Ergui, morreu, em 1998. Desde 2001, ela luta na Justiça para que o garoto retorne ao Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;