Nacional Titulo
Epidemia de Aids permanece estável no Brasil, diz ONU
Por Da AFP
21/11/2006 | 12:14
Compartilhar notícia


O Brasil mereceu um destaque positivo no relatório sobre Aids das Nações Unidas divulgado nesta terça-feira. No país, o número de infectados ainda é preocupante, cerca de 620 mil, um terço do total da América Latina. Mas, o registro se manteve estável nos últimos anos graças ao trabalho governamental de prevenção e tratamento.

A ONU destaca o aumento do uso de preservativos entre os brasileiros de todas as idades e a diminuição do uso de drogas injetáveis, embora continue sendo considerável e na região Sul "não dê indícios de que vá retroceder".

Os níveis de infecção estão associados de forma significativa a fatores como a transmissão em meio a presidiários, às relações sexuais sem proteção entre homens - quase a metade das infecções e 25% "como forma de pagamento" de viciados em drogas - ou ao consumo de crack em cidades como Porto Alegre.

De acordo o informe da ONU, um terço dos adultos brasileiros se submeteu ao exame de HIV, a maioria mulheres, e "o fornecimento de antirretrovirais é um dos maiores do mundo, gerando resultados positivos".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;