Esportes Titulo Ramalhão
Santo André redobra os cuidados na frente da Ponte Preta

Sérgio Soares prevê que a Ponte Preta, às 20h30 desta terça-feira, fará de tudo para se reabilitar

Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
23/09/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Sinal de perigo na rodada. Ao justificar o alerta ao Santo André, Sérgio Soares prevê que a Ponte Preta, às 20h30 de hoje, no estádio Bruno Daniel, fará de tudo para se reabilitar do tropeço diante no Corinthians. Haverá transmissão pela Rádio ABC (1.570 AM). O técnico esteve sábado no Pacaembu e notou, segundo ele, que o adversário lutou demais na frente do Timão.

"O jogo me parecia de igual para igual. De repente, eles tiveram um zagueiro expulso (Gum) e a história mudou. Vi uma equipe determinada", disse, ao analisar o desempenho da Ponte Preta.

Das arquibancadas, Sérgio Soares pôde visualizar aquilo que aguarda o Santo André na briga de ambos na rodada. O time da casa (terceiro, 47 pontos, a exemplo do Vila Nova-GO, mas um degrau abaixo num dos critérios de desempate) tenta se manter no grupo dos quatro principais classificados na Série B do Campeonato Brasileiro.

O treinador acredita que a Ponte Preta (40) lutará como nunca para não se distanciar ainda mais do G-4. "Nem é preciso adivinhar", supõe Sérgio Soares, que mostra uma leitura muito realista dos limites do rival. "Pude constatar que a Ponte marca forte na zaga, preenche bem os espaços no meio-campo e ataca em alta velocidade. Dirão que ela parou no Corinthians, mas eu sei como é que isso aconteceu", insiste o técnico, que decidiu redobrar as precauções num dos bons duelos desta noite.

Independentemente da maneira como a Ponte Preta vá atuar, Sérgio Soares espera um Santo André sempre cuidadoso no combate. "É a primeira atitude que se toma no futebol. Se você enfrenta alguém do porte da Ponte Preta, é preciso primeiro aumentar a vigilância em todos os setores. Depois, a gente vê como é que pode atacar", explica Sérgio Soares, que investe na habitual segurança do zagueiro Douglas e no talento de meia Marcelinho Carioca.

Thiago Matias e Tatá podem encarar a Macaca no Brunão

Sérgio Soares não confirmou o Santo André, mas o treino de ontem deixou pelo menos duas pistas no ar. Ou melhor: na escalação daqueles que participaram do coletivo. Sem Marcel e Jeferson (suspensos), o técnico decidiu observar o sistema 3-5-2. Assim, é provável que o trio de zaga mostre Dedimar, Thiago Matias e Douglas. No ataque, revezaram-se Tatá e Ricardinho.

O primeiro tem, aparentemente, mais chances de substituir Elton Brandão, poupado para se recuperar de uma pancada no pé direito. "As dores ainda não desapareceram. Vamos ver até amanhã (hoje)", explicou Elton.

É possível que a vaga do canhotinha Jeferson seja preenchida pelo xerife Thiago Matias. Afinal, ao alterar o esquema, Sérgio Soares deixaria três no meio para que Cicinho e Arthur possam ocupar as alas. Ambos terão liberdade para apoiar.

"Isso dependerá das circunstâncias. Não pretendo mudar a nossa característica. Só quero fortalecer a marcação", disse o comandante.

Sérgio Soares não antecipou a equipe, mas o treino de ontem expôs a confiança do técnico na experiência de Thiago Matias (eficiente nas bolas altas e nas divididas) e na assídua presença de Tatá nos lances de área. "Não é bem assim. Não gosto de ficar preso lá na frente. Prefiro sair pelos dois lados para buscar melhores opções", avisa Tatá, ex-Juventus.

Se Tatá é de puxar a responsabilidade nos arremates e nas constantes inversões pelas verticais, o grandalhão Thiago Matias, que se livrou completamente de um problema muscular e de uma fratura no osso nasal, não vê a hora de reassumir uma das vagas no sistema defensivo do Ramalhão. "Me sinto bem. Agora é voltar à luta. Não tenho mais nada", garante o zagueiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;