Economia Titulo Varejo
Bombril, de S.Bernardo, acelera vendas

Uma das principais empresas em produtos de limpeza do País, Bombril projeta crescer de 24% a 30%

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
02/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Uma das principais empresas em produtos de limpeza do País, a Bombril, de São Bernardo, projeta crescer de 24% a 30% em vendas neste ano, para alcançar pelo menos R$ 1,1 bilhão de faturamento. No ano passado, obteve R$ 886 milhões em vendas.

Para atingir esse ritmo de crescimento, a fabricante dá sequência a uma estratégia que alia a ampliação do leque de produtos, a melhoria na distribuição e investimentos na modernização das fábricas.

A companhia acaba de adquirir, por R$ 11,5 milhões, a Milana Industrial, dona no Brasil da tradicional marca Lysoform.

O interesse principal na aquisição é ganhar novos itens, ao ingressar em uma área em que a Bombril ainda não estava presente: a de desinfentantes brutos. Isso embora fabricante já contasse com duas linhas de desifentantes (o Pinho Bril e o Pratice) com características diferentes.

Devido à força da marca adquirida, a companhia planeja utilizar o nome Lysoform em outros produtos.

O negócio também ajudará a empresa da região a se fortalecer no canal de distribuição das farmácias, em que tinha participação discreta e em que a Milana já atuava.

Segundo o diretor financeiro, Marco Aurélio Guerreiro de Souza, apesar de ter uma marca que existe há 100 anos no mundo e há 50 no Brasil, a companhia adquirida tinha estrutura pequena - registrava R$ 12 milhões de faturamento.

LEQUE
A companhia sediada em São Bernardo tem elevado rapidamente o número de produtos. "Tínhamos 144 itens em 2007, hoje são 230", afirma o diretor, que projeta aumentar em mais 50% até o início do ano que vem.
O crescimento do mix de itens tem sido acompanhado pelo maior volume de fabricação.
Atualmente são 30 mil toneladas por mês, frente a 24 mil toneladas mensais em 2007.

INVESTIMENTO
A companhia, que tem quadro com mais de 2.000 funcionários, investe neste ano neste ano R$ 35 milhões na modernização das unidades fabris de Abreu Lima (PE), Sete Lagoas (MG) e de São Bernardo. O objetivo é reforçar a produtividade e acompanhar o aumento das vendas.

Segundo Souza, há a perspectiva de a Bombril adquirir mais empresas. "Estamos pensando em aquisições que agreguem valor aos negócios", disse.

Lançado há 4 meses, sabão em pó da empresa surpreende
Lançado há quatro meses, dentro da estratégia de ampliar o leque de produtos da empresa, o sabão em pó Tanto, da Bombril, tem surpreendido positivamente, segundo o diretor financeiro da empresa, Marco Aurélio Guerreiro de Souza.

"Nossa meta era chegar a 5% em 12 meses. Já estamos com 3,5% do mercado e, por isso, devemos rever nossas projeções", afirmou.

No entanto, o carro-chefe da companhia continua sendo a lã de aço Bom Bril, que é líder no segmento, com cerca de 65% de participação.

Segundo Souza, a liderança nessa área não significa tranquilidade. "Estamos sempre atentos à concorrência", disse.

O executivo destaca que, além das vendas em alta, a empresa a partir de 2006 teve suas finanças saneadas, depois de um período de três anos de administração judicial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;