Política Titulo DÚVIDA
Candidatura de vereador do PMDB confunde o eleitorado

Candidato tem o mesmo nome e profissão do atual prefeito

Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
11/09/2012 | 00:05
Compartilhar notícia


Vote em Professor Osvaldo. Quem passa pelas ruas de Mauá e vê faixas e placas com a inscrição chega a imaginar que se trata do prefeito Oswaldo Dias (PT), professor aposentado da rede estadual e que não concorre à reeleição. Os materiais de campanha são, na verdade, de Osvaldo Gomes (PMDB), candidato a vereador.

Assim como o chefe do Executivo já foi, o peemedebista é docente da rede pública - leciona Filosofia na Escola Estadual Mirna Loide Correa Ferle. Mas as coincidências param por aí. O postulante à Câmara tem 26 anos e disputa cargo político pela primeira vez. Já o petista, de 70 anos, encerra seu terceiro mandato no comando da Prefeitura em 31 de dezembro - já anunciou que não será mais candidato.

A principal diferença entre ambos é quanto à orientação política. O candidato pertence ao partido da prefeiturável Vanessa Damo, principal opositora ao governo do PT em Mauá. "O nosso Osvaldo é com ‘V' de Vanessa, um menino dedicado e honesto", atenta o presidente municipal do PMDB e marido da candidata, José Carlos Orosco Júnior.

Osvaldo Gomes preside a juventude do partido na cidade e possui reduto no Jardim Zaíra, o mais populoso de Mauá, com cerca de 90 mil habitantes. Ele faz questão de frisar que rejeita comparações com Oswaldo Dias. "Não quero o recall eleitoral do prefeito, tanto que coloquei o Gomes para não restar dúvidas de que somos pessoas diferentes. O nome dele está manchado por este mandato", avalia.

Apesar de estreante em eleição, o candidato tem discurso contundente. "A maior parte dos vereadores não tem conteúdo e por isso não discute os temas importantes para a cidade. Quero ampliar o debate na Câmara sobre o Ensino Básico e o acesso às universidades."

Vice-presidente do PT de Mauá e presidente da Câmara, Rogério Santana descarta entrar em conflito pelo nome político do candidato. "Ele é Osvaldo e é professor. Então, mesmo tendo estas características que o prefeito tem, está sendo autêntico."

Para o parlamentar, casos como esse são comuns. "Hoje o eleitor está mais atento. A minoria confunde, mas vai saber diferenciar com o afunilamento do processo eleitoral."

Além de Osvaldo, Lula apoia Vanessa Damo. O apelido, desta vez, não faz referência ao ex-presidente da República. É a abreviação de Luiz Carlos de Sales, candidato a vereador pelo PP. Mas, neste caso, não chega a confundir o eleitorado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;