Márcio Bernardes Titulo
Finalmente Espanha!

A Espanha ama o futebol. E finalmente o futebol retribuiu aos espanhóis este amor tão grande.

Por Especial para o Diário
12/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Espanha ama o futebol. E finalmente o futebol retribuiu aos espanhóis este amor tão grande. A Fúria, jogando de azul, finalmente realizou o sonho de milhões de torcedores e conquistou a Copa do Mundo. A Espanha, que em 1982, sediou um Mundial maravilhoso, mas que não tinha equipe competitiva. A Espanha, que era rotulada como uma seleção que amarelava na hora ‘H', mas que mostrou na África do Sul que jogar no ataque ainda é fundamental para conseguir sucesso no futebol.

Os espanhóis venceram com Casillas; Sérgio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Iniesta, Xavi, Xabi Alonso (Cesc Fabregas) e Busquets; Pedro (Jesus Navas) e Villa (Torres). Desses 14 atletas, 13 atuam na Espanha. E pode ter certeza que eles serão idolatrados, com todo merecimento. Parabéns Espanha por esta tão sonhada conquista.

A Fúria entra para o grupo de campeões do mundo, o sonhado G-8. E o futebol prova que a cada ano, a cada Copa do Mundo cresce ainda mais.

Em 2014, o Mundial será no Brasil. E a Espanha provavelmente será ainda mais forte. Como a organização no futebol por lá é enorme, existe risco grande de estarmos assistindo ao início de uma supremacia. Valeu Espanha!

BASTIDORES

Mick Jagger foi considerado o mico da Copa. Maldade da imprensa. O roqueiro esteve em vários jogos, sempre procurado pelas câmeras da transmissão oficial. Viu vitórias, derrotas e empates. Nada de mais! Sabe-se agora que um jornalista inglês, desafeto de Jagger, foi quem espalhou a fofoca.

- Shakira foi de simpatia inesperada no encontro que tive com ela nos bastidores do Soccer City. Depois fiquei sabendo que ela quer fazer média com a imprensa brasileira, pois pretende ser convidada em 2014 para ir à Copa no Brasil. A colombiana tem todos os atributos imagináveis e não precisa fazer média com ninguém. Muito menos comigo.

- O que aconteceu de verdade com Klose? Só pode ter sido contusão grave que o impossibilitou de jogar contra o Uruguai. O jogador não seria louco de perder a última oportunidade da vida e se igualar ou superar Ronaldo nos 15 gols marcados em Copas do Mundo.

TOQUE FINAL

Quanto custou a Copa da África? Somente teremos essa resposta com exatidão em algum tempo. Porque as autoridades locais farão esforço considerável para não mostrar transparência.

Aqui se comenta de tudo. Especula-se e afirma-se com categoria sobre números despendidos principalmente com dinheiro público.

Estádios foram construídos e reformados. Vários deles se transformarão em elefantes brancos. Outros serão adaptados para o rúgbi, o esporte mais popular do país.

Visitei o Loftus Versfeld no sábado. Ele já está com as características do rúgbi. Colocaram as quatro traves gigantes e verticais, o gramado tem até duas grandes logomarcas do maior patrocinador do Bulls, o time da capital africana.

Não se sabe o futuro de Green Point e Moses Mabhida, por exemplo. Será um pecado esses e outros estádios apodrecerem, sem utilidade.

Aeroportos foram construídos, reformados ou ampliados. Estradas foram criadas ou melhoradas. Hotéis construídos. Tudo isso ficará como um legado para a população. Aí, tudo bem!

Qual o valor das despesas e investimentos? Algum dia saberemos!

Importante é que o Brasil não jogue fora dinheiro público. Nossas autoridades precisam entender que passou o tempo de falcatruas e desmandos.

Os benefícios com a realização de uma Copa são imensos. A começar pela divulgação do país-anfitrião. Além do aumento da autoestima, novos empregos, incremento na economia.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário. www.marciobernardes.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;