Internacional Titulo
Tony Blair defende sua política iraquiana
Da AFP
04/09/2003 | 18:07
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, acuado pelos jornalistas em sua primeira entrevista coletiva na volta das férias, depois de ter perdido a confiança de grande parte da opinião pública, defendeu, nesta quinta-feira, sua política em relação ao Iraque, embora não tenha anunciado novos reforços britânicos ao país.

Enquanto seu ministro das relações exteriores, Jack Straw, defende o envio de mais 5 mil soldados britânicos ao Iraque para evitar um fracasso estratégico, Blair disse que não tinha tomado nenhuma decisão. "Creio que o que temos feito no Iraque é justo", afirmou Blair, insistindo em que "não é momento de vacilar mas de redobrar os esforços".

O ministro da defesa, Geoff Hoon, pediu uma reavaliação das forças e dos recursos necessários para apoiar as operações britânicas no Iraque, diante dos acontecimentos das últimas semanas no país, onde há 10.500 soldados britânicos.

O fato de não terem sido encontradas armas de destruição em massa no Iraque e os ataques terroristas tornam ainda mais incômoda a posição de Blair, principal aliado do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no Iraque.

"As forças americanas e britânicas não são contra o povo iraquiano, mas junto com a grande maioria dos iraquianos enfrentam um grupo reduzido de partidários de Saddam Hussein e uma quantidade crescente de grupos terroristas vindos do exterior", alegou Tony Blair.

Blair, na entrevista mais incômoda de sua vida, rejeitou todas as perguntas sobre a investigação do suicídio de David Kelly, um cientista do ministério da defesa que acusou o governo, segundo a BBC, de ter exagerado a ameaça que significava o Iraque de Saddam Hussein.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;