Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Claudinho faz reforma no secretariado
e aumenta peso do PSDB no governo

Divulgação  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Prefeito de Rio Grande tira Bacalhau da articulação, realoca Admir Ferro e inclui tucanos nas vagas de aliados de Cafu


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

01/09/2021 | 18:56


O governo do prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (PSDB), deu início à profunda reforma administrativa, com mudanças estruturais nas secretarias, com objetivo de aplacar a crise deflagrada com o racha do tucano com o ex-prefeiturável Carlos Augusto César, o Cafu. As alterações colocam nas mãos do PSDB o núcleo duro da gestão rio-grandense.

A principal troca acontece na Secretaria de Governo. Até então homem forte da administração Claudinho, o ex-vereador Pedro Wilson Estanqueira, o Bacalhau (Avante), deixará a pasta e a articulação do Executivo. Ele ficará como secretário de Serviços Urbanos, substituindo Marcelo Roberto Costa, que era figura ligada a Cafu.

A articulação da gestão agora ficará a cargo do ex-vereador de São Bernardo Admir Ferro (PSDB). O tucano havia sido nomeado no mês passado como secretário de Educação, para ocupar a vaga da vice-prefeita Penha Fumagalli (PTB), ex-mulher de Cafu e que havia pedido exoneração da pasta. Ferro será o secretário de Governo, com missão de reestruturar a parte política do governo Claudinho.

A dança das cadeiras ainda envolvem as nomeações de Lara Secchiero Tabet Notte para a Secretaria de Administração – até então chefiada por Alexsandra Aguiar, também apadrinhada de Cafu na Prefeitura – e Jumara Bulha para a de Educação, no lugar de Ferro. Tanto Lara quanto Jumara vêm de São Bernardo. Lara foi chefe de divisão na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania no governo de Orlando Morando (PSDB) em São Bernardo e Jumara estava como adjunta de Ferro e é aliada de longa data do atual secretário de Governo.

A última alteração envolve a ida de major Sandro Pereira da Silva para a direção da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. A pasta estava sem secretário havia duas semanas depois da demissão de Júnior Costa.

Com o ajuste, o PSDB passa a ter peso considerável dentro do governo de Claudinho e ocupando o espaço vago com o grupo de Cafu, que migrou para a oposição. O Diário apurou que líderes regionais e estaduais do tucanato também vão atuar para pacificar a relação política de Rio Grande e desarmar a estrutura oposicionista. Atualmente, dos 13 vereadores, somente quatro são declaradamente governistas.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;