Internacional Titulo
Iraque e EUA têm novo confronto
Por Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 15:26
Compartilhar notícia


Quatro caças americanos dispararam mísseis contra avioes iraquianos na zona de exclusao aérea do sul do Iraque, informou nesta terça um comandante militar dos Estados Unidos. Aparentemente, os mísseis nao abateram nenhum aviao iraquiano, embora se acredite que um dos aparelhos iraquianos caiu por ter ficado sem combustível, disse o comandante.

Os avioes americanos (dois F-15 da Força Aérea e dois F-14 da Marinha) voltaram sem danos a suas bases, depois do confronto. O incidente é uma intensificaçao das tensoes entre o Iraquee os EUA a respeito das zonas de exclusao aérea impostas pelos Estados Unidos e pela Gra-Bretanha no norte e no sul do Iraque. As autoridades iraquianas consideram que as zonas sao uma violaçao do direito internacional.  

O presidente Bill Clinton advertiu que continuaria a proibiçao de vôos iraquianos nas zonas de restriçao, argumentando que as forças militares do presidente Saddam Hussein ainda representavam uma ameaça à minoria curda do norte e à muçulmana xiita do sul.  

O choque aéreo foi o primeiro no Iraque desde 27 de dezembro de 1992, quando um F-16 americano derrubou um Mig-25 do Iraque.  

Nao se informou o número de avioes iraquianos envolvidos no incidente nem seu tipo, mas sabe-se que os iraquianos têm aparelhos Mig e F-1, que voam em duplas. 

A Força Aérea do Iraque afirmou que é livre para voar nas zonas de exclusao aérea vigiada pelos avioes norte-americanos e britânicos.

``Os avioes de combate iraquianos têm a inteira liberdade de voar nos céus do Iraque, tanto no Norte como no Sul. Têm o direito de defender a integridade de nosso território e ninguém pode impedir', declarou o comandante.

Levante - Nesta manha, o presidente do Iraque, Saddam Hussein, fez um apelo à populaçao para que se levante contra alguns dirigentes árabes, em um discurso televisionado para a ``naçao árabe' por motivo da festa do exército iraquiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;