Memória Titulo
Esta história de amor tem mais de 100 anos

Na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, o Dia dos Namorados. Tempo do namoro on-line e das mensagens instantâneas e abreviadas por

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, o Dia dos Namorados. Tempo do namoro on-line e das mensagens instantâneas e abreviadas por meio da internet. Mas, e como era o namoro, digamos, há 125 anos? Pelas cartas originais que recebemos, a nós confiadas por Myrths Setti Braga, de São Bernardo, o namoro daquele tempo era bem mais romântico.

O que dona Myrths nos enviou foram cartas trocadas entre Mathilde Brandão, residente em Casa Branca (SP), e Ricardo Alfredo Medina, engenheiro residente na Corte, termo que empregava nas cartas ao se referir à sua cidade do Rio de Janeiro.

Ricardo e Mathilde são avós de uma professora antiga muito querida do Grande ABC, Olga Medina, que se casou com Antonio Braga (farmacêutico e político, ex-vereador de Santo André), sogros da nossa colaboradora dona Myrths. As cartas dos dois noivos, em letras desenhadas a pena, são datadas de 1885 e 1886.

Mathilde escreveu, em 29 de outubro de 1885: "Passo os dias tristes e aborrecidos, só pensando em você; em nada acho distração; o único alívio que tenho é falar em ti o dia inteiro e em olhar teu retrato. Tenho recebido quatro cartas tuas e ainda não deixei de responder uma só".

Ricardo, igualmente apaixonado, escreveu, em 8 de janeiro de 1886: "Aqui em casa caçoam comigo por me verem escrever tanto, e tanto me ocupar contigo. Por aí sucede-te a mesma coisa, pois esta gente que não ama, não pode calcular o prazer que se tem ocupando-nos sempre da pessoa amada".

São quatro cartas preservadas com igual teor. Estão guardadas carinhosamente por dona Myrths numa caixinha bem charmosa da qual se ocupou Andréa Iseki, nossa colega repórter-fotográfica, para a composição de hoje. Elegemos, então, Mathilde e Ricardo os namorados símbolos desde 12 de junho de 2010.

EM 12 DE JUNHO DE...

1965 - Panelinha inaugura sua nova sede, na Avenida Portugal, em Santo André, onde está até hoje.

HOJE

Dia dos namorados, Dia do Correio Aéreo Nacional e Dia do Enxadrista em São Paulo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 12 de junho de 1980

Santo André - Instalada energia elétrica na favela do Jardim Silvana.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa homologa concorrência pública para obras de microdrenagem do Rio dos Meninos no Jardim Orlandina, Vila Vivaldi e Vila Helena.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A desestatização não é tão difícil.

Literatura - Plínio Marcos autografa na Faculdade de Medicina do ABC.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: gravações com as bandas do baterista Chick Webb e do saxofonista Sam Donahue; amanhã: especial com a banda do trompetista Harri Hames e a presença do jornalista e escritor Ruy Castro, que escolheu suas preferidas. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Resenha do livro Nhô Totico, o Rei do Riso, do jornalista Paulo Renato Fernandes. Por causa da Copa, edição única e resumida: amanhã, das 6h às 6h30.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Crimes que abalaram o Brasil. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Músicas românticas no Dia de Santo Antonio, com Moacyr Franco, Erasmo e Roberto Carlos, entre outros. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Música e fatos do passado, gente que construiu Ribeirão Pires, lembranças da Copa do Mundo na cidade. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

SÃO CAETANO

Cemitério das Lágrimas
Maria Ribas Rodrigues, 94. Dia 9.
Tereza Galiaci Fiorio, 86. Dia 5.
Mercedes Segura dos Reis, 85. Dia 4.
Antonia Monte Garcia, 85. Dia 9.
Roberto Dametto, 78. Dia 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;