Internacional Titulo
Otan e 7 países vizinhos da Iugoslávia se reúnem
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 15:34
Compartilhar notícia


Os chefes de Estado e de Governo dos 19 países da Otan se reuniram neste domingo com os dirigentes de sete países vizinhos da Iugoslávia, preocupados com a situaçao gerada na regiao pela guerra de Kosovo.

Os sete países sao a Macedônia, Bulgária, Eslovênia, Albânia, Bulgária, Croácia e Bósnia.

O encontro foi inaugurado por Bill Clinton. ``Se a Sérvia (que integra junto com Montenegro a República Federal da Iugoslávia) desafiar seus vizinhos, nós responderemos', discursou o presidente norte-americano.

Clinton também afirmou que os países ocidentais devem dar apoio econômicos às naçoes que se encontram afetadas pelo conflito, principalmente aliviando suas dívidas externas.

``A Otan está dando apoio e continuaremos fazendo isso', afirmou, por sua vez, o secretário geral desta organizaçao, Javier Solana.

Solana também proclamou a determinaçao da Aliança Atlântica de conseguir seus objetivos em Kosovo. ``Devemos ter êxito e teremos'.

Para evitar receber o presidente croata Franjo Tudjman, a quem a Otan recrimina pela má vontade na aplicaçao dos planos de paz de Dayton na Bósnia, somente foram convidados os representantes máximos dos países que pertencem ao programa de Associaçao pela Paz, segundo fontes diplomáticas.

A Croácia e a Bósnia nao pertencem a essa instância, por isso estao representadas por seus chanceleres. A reuniao surgiu de uma iniciativa do presidente francês Jacques Chirac, com o objetivo de ``examinar os problemas de segurança que o conflito de Kosovo cria' para os países vizinhos da Iugoslávia e oferecer a eles ``os meios necessários' para enfrentá-los.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;