Memória Titulo COLUNA
Memória em série: o Arquivo Público

Há cinco anos, em 10 de setembro de 2014, concluíamos uma série de 25 artigos em defesa do Arquivo Público

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Reconstituir um período da história é como um mosaico: é um pedacinho de cada coisa que vai se montando. Busca-se um significado. É o que a gente faz com o presente.”

Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP (Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo), com vivência em Santo André.

“A gestão documental é uma ferramenta importantíssima para o gestor formular políticas públicas, para garantir ao cidadão acesso à informação e para preservar a matéria-prima dos arquivos quando se tornarem históricos.”

Izaias José de Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado. 

______

Especialistas do Arquivo Público do Estado de São Paulo, em entrevistas gravadas, mostraram a importância de os organismos públicos organizarem seus arquivos como ferramenta para a construção da memória.

Senhores das casas de memória do Grande ABC, vale a pena reler aquela série, provavelmente recortada e guardada em seus arquivos.

Vejam só a riqueza de temas aqui abordados:

AULAS DA IEDA

1 – O que pesquisar

2 – A guarda definitiva

3 – Um roteiro para os municípios

4 – Preservação e gestão 

5 – O ônus de preservar e de guardar

6 – A retroalimentação

7 – O decreto 22.789/84, 22.789/84, que instituiu o Sistema de Arquivo do Estado de São Paulo.

8 – A administração

9 – E os protocolos?

10 – Política pública

11 – O acesso à informação

12 – Gestão e preservação

13 – Organizar para recuperar a informação

14 – Tripé integrado

15 – Tudo é muito novo

16 – As exceções

17 – Os desafios

18 – Produzir conhecimentos

19 – A militante dos arquivos

20 – Vamos construir uma catedral?

AULAS DO IZAIAS

21 – Um novo professor. Chama-se Izaias

22 – Uma dica aos municípios

23 – O direito à memória futura

24 – A gestão documental, o arquivo e o acesso à informação

25 – os desafios

O ARQUIVO

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é secular. Guarda a memória oficial do governo, de tantas secretarias e órgãos, mais uma documentação preciosa gerada nos municípios.

GRANDE ABC

Escrevíamos, em 2014:

- Atenção gestores públicos – e aqui nos dirigimos especificamente aos das sete cidades do Grande ABC, a partir do funcionalismo voltado à construção da memória: inicia-se uma campanha nacional de apoio ao fortalecimento dos arquivos municipais.

- A informação foi prestada à Memória pelo coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Izaias José de Santana. 

A campanha tem à frente o Arquivo Nacional, com sede no Rio de Janeiro e vinculado ao Ministério da Justiça. 

Participam os vários arquivos públicos dos Estados brasileiros. 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7168

Manchete – Aluno pode pagar escola até em juízo 

Educação – Secundaristas reunidos no 28º congresso anual, em Santo André, aprovam a queima de bandeira dos Estados Unidos.

Diadema – O vereador Romildo Raposo Fernandes foi libertado após fica 11 dias preso na Delegacia Central de Diadema por ter resistido à ação da polícia durante ocupação do buraco do Gazuza.

Em 12 de setembro de...

1914 – I Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os preparativos da Itália na fronteira austríaca e no Adriático.

1919 – Nomeada a professora Leopoldina Carlota Passos para substituir a professora Umbelina Freire da Silveira, que se licenciou, da 1ª Escola do Alto da Serra, em Paranapicaba.

1939 – II Guerra Mundial. Manchete do Estadão: as vanguardas das tropas francesas procuram estabelecer um ponto de apoio para um ataque decisivo à linha Siegfried.

1954 – Instalada, na igreja do Carmo, a Diocese de Santo André, com a posse do seu primeiro bispo, dom Jorge Marcos de Oliveira.

1959 – Fundada a Cooperativa Mista de Produção de Tijolos de Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Nacional da Recreação

- Dia da Seresta

William Speers

Faleceu em 9 de setembro de 1919, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Decano da colônia inglesa domiciliada na Capital. Durante 53 anos foi superintendente da Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR), acompanhando a construção da Vila de Parananapiacaba, onde há uma rua com seu nome.

Nasceu em Newcastle, em 1844. Veio para o Brasil com 20 anos.

Deixa viúva dona Harriot Speers e os filhos Herbert, Willian Gordon (médico em São Paulo), Frank (subgerente do British Bank), Thomas e Charles (residente da Inglaterra).

Tinha três irmãos no Brasil: Frank (industrial em Sorocaba), Alfred (subgerente do Banco Comércio e Indústria de São Paulo) e Maria.

Foi sepultado no Cemitério dos Protestantes, na Consolação.

Santos do dia

- A Igreja celebra a festa do Santíssimo Nome de Maria

- Silvino ou Selésio

- Bem-Aventurada Maria Vitória Fornari. Nasceu em Gênova, Itália, em 1562. Em 1604 fundou a Ordem das Anunciadas Celestes. Morreu em 1617.

Municípios brasileiros

- Jaguariúna celebra hoje o seu aniversário. Fundador: coronel Amâncio Bueno. A criação do município é de 1953, ao emancipar-se de Mogi Mirim, sendo instalado em 1º de janeiro de 1955.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;