Cultura & Lazer Titulo
Expedição submarina rende DVD
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
01/09/2002 | 18:29
Compartilhar notícia


Desde que o mergulhador francês Jacques Cousteau e o cineasta Louis Malle venceram a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o documentário O Mundo do Silêncio em 1956, o fundo do mar desperta curiosidade. Com uma desenvoltura sob a água semelhante, o mergulhador e cinegrafista submarino brasileiro Lawrence Wahba foi até as ilhas oceânicas brasileiras mais distantes do litoral e preparou em DVD um documentário inédito, que chega às lojas no dia 10 deste mês.

Expedição Brasil Oceânico tem cenas submarinas que mostram a diversidade da vida marinha nas ilhas de Martim Vaz, Trindade, nos Penedos de São Pedro e São Paulo e no Atol das Rocas. A narração é de Lima Duarte. É o primeiro DVD que a produtora Canal Azul lança no mercado e a primeira produção nacional sobre essas ilhas no meio do Oceano Atlântico. Foram seis expedições entre novembro de 2000 e maio de 2001, mais de 110 horas de filmagens e 3 mil fotos.

Wahba tem 33 anos e desde 1991 faz reportagens para TV. Realizou o primeiro documentário em 1993, Segredos Submersos do Atlântico. Depois fez as séries Em Busca dos Grandes Tubarões, Dive Adventures, Planeta Oceano, Histórias da Natureza e Pantanal. Seus trabalhos foram exibidos em até 100 países.

No Brasil, seus documentários passaram em TV aberta na Cultura, Globo e Record e nos canais pagos GNT, Discovery Channel, Animal Planet, AXN e ESPN Brasil. Expedição Brasil Oceânico foi co-produzido com a Fox e a Natural History New Zeland. A distribuição internacional é da National Geographic.

O DVD se divide em dois episódios. No primeiro, Oásis do Atlântico, Wahba e equipe visitam Trindade, Martim Vaz, a 1.100 km de terra firma, as mais distantes do país, e os Penedos de São Pedro e São Paulo. O grupo captou imagens de golfinhos, moréias de chifre e tubarões, entre eles o tubarão-baleia, maior peixe dos oceanos.

O segundo episódio, O Atol Esquecido, é um documentário completo sobre o Atol das Rocas, único do Atlântico Sul. Além da curiosa formação do local – algas calcáreas crescidas em forma de lagoa –, as câmeras registram as aves em terra firme, cerca de duas por metro quadrado: atobás, viuvinhas e trinta-réis. Sob a água, um cardume de tubarões descansando com algumas fêmeas grávidas, além de peixes-frade, raias, peixes-borboleta entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;