Memória Titulo
Os 80 anos do delegado da Vila Assunção

Chico Branco era o mais temível dos meliantes de Santo Andr

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Chico Branco era o mais temível dos meliantes de Santo André. Morava num bairro pobre, atuava num bairro rico. A polícia o perseguia e ele escapava. Um dia, numa patrulha, inspetor Brandão o prendeu. Cercou o seu esconderijo. E do lado de fora ouviu algo como "A munição acabou".

Era a hora. Brandão e companheiros invadiram a casa, prenderam Chico Branco e seu bando, além de grande quantidade de maconha. Crescia o conceito deste policial que fez história na cidade.

José Brandão de Carvalho trabalhou durante 30 anos na Guarda Municipal de Santo André. Trouxe a experiência da Força Pública de São Paulo. E a seriedade do tempo de trabalho na roça, em Alagoas, e numa fábrica de pneumáticos de São Paulo. Encontrou-se em Santo André, sua terra por adoção. Morou entre as vilas Assunção e Alzira. Era chamado de "o delegado da Vila Assunção".

Hoje, 80 anos de vida, mantém sólida a sua família, ao lado da mulher, dona Aurora, dos filhos Maria da Graça, Fernando e Miguel, dos seis netos. Têm na ponta da língua os números de portarias municipais e administrativas. Fala com respeito dos comandantes que teve: capitães José Antonio Lagareiro, Nelson Massafera, Mario Ueti Sobrinho. E os endereços da Guarda: Justino Paixão, Avenida Portugal, Praça 4º

Centenário - num dos pavilhões ali montados em 1953 - o quartel da Vila Alice, na Rua Foz do Iguaçu.

E os prefeitos todos: do Pierim Dell'Antonia ao Newton Brandão, que só o chamava de "meu xará" e que atendeu ao seu pedido para a construção do quartel na Vila Alice.

O professor Endo, de Mauá, instrutor de judô na Guarda: Brandão chegou à faixa preta.

Quando do impeachment do prefeito Oswaldo Gimenez, inspetor Brandão dava guarda no gabinete, ainda na Praça do Carmo, e assistiu à tentativa de resistência - porém sem êxito - do prefeito afastado.

A Acisa o recrutou para organizar uma guarda que tomasse conta do comércio do Centro. Gestão do presidente Antonio Carlos Girelli, o Tite. Em poucos dias, inspetor Brandão recrutou 20 homens. E a Acisa cobriu uma falha da própria Prefeitura, que quis repassar a Guarda Municipal à Polícia Militar.

Oitenta anos de idade, 53 anos de casados. Hoje tem festa na Vila Alzira. Todos os abraços ao eterno inspetor Brandão.

NOTÍCIAS
1932, 6 de outubro - O nascimento em Maravilha (AL), perto de Palmeira dos Índios, filho do Sr. Odilon e de dona Alice, que tiveram sete filhos.
1950 - A vinda a São Paulo. Mora na Vila Maria. Trabalha na Goodyear, de ajudante a operador.
1952 a 1958 - O retorno a Alagoas, a volta a São Paulo, o trabalho na Força Pública, de novo a ida ao Nordeste e o retorno definitivo, quando descobre Santo André e ingressa na Guarda Municipal.
1969 - Participa da partida inaugural do Estádio Bruno Daniel, defendendo, de beque, o time da guarda.
Anos 1980 - É entrevistado pela revista Mais, do Diário, como o prendedor de marginais.

HOJE 
Aposentado, completa 80 anos. Permanece na Vila Alzira.

UMA LEMBRANÇA
Era sempre destacado para trabalhar à noite. Muitos plantões, muitas madrugadas. Um dos trabalhos: "Depois das 22h tinha que apitar, para comunicar que era hora de fechar o comércio e não ficar vadiando, pois no dia seguinte mais trabalho esperava pelos andreenses".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 6 de outubro de 1982 - Nº 5.024

Eleições 1982 - "Inquéritos para responsabilizar agentes de atos contra o erário" (Almir Duarte de Oliveira, candidato a deputado estadual pelo PDT).
Editorial - Uma lei que só atrapalha a campanha, Lei Falcão
Movimento Sindical - Sindicato dos Químicos do ABC inicia eleições para renovação da diretoria: Chapa 1, Antonio Gouveia; Chapa 2, Agenor Narciso.
Teatro - Bella Ciao, de Luiz Alberto de Abreu, tem estreia nacional hoje no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo. 
Data - Beatlemania, fenômeno que completa 20 anos.

HOJE
Dia do Tecnólogo. Início da Semana da Criança.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: gravações da big band do clarinetista Artie Shaw e os cantores Laura Fygi e James Darren; amanhã: cantor Frankie Laine. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Eleições e debates memoráveis à prefeitura de São Paulo. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Semana da Criança - 1
Colaboração: Marcos Massolini
Mônica nº1 (Editora Abril - 1970) - A primeira revista em quadrinhos que li na vida. Depois de um gibi que não teve vida longa (Bidu, em 1960), Mauricio de Sousa lançou Mônica, um fenômeno editorial que perdura até hoje.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013)
Lula em 1988 discursa na porta da Cofap, ao lado de José Dirceu, Martinha, Luiz Marinho e outras lideranças

SANTOS DO DIA
Bruno, Erotildes, Maria Francisca, Renato e Sagar.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .Ilustração - Santa Tereza. Século 18. Madeira dourada e policromada. Origem pernambucana.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

*Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Benedicta Gomes de Oliveira, 93. Natural de Socorro (SP). Ontem. Cemitério Curuçá.
Oswaldo Ursali, 89. Natural de São Paulo (SP). Ontem. Crematório de Vila Alpina.
Manuel Augusto Marques Valente, 88. Natural de Portugal. Dia 4. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
José Bonora, 82. Natural de Lins (SP). Dia 4. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Bona Stancos Fernandes, 77. Natural de São Paulo (SP). Ontem. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.

SÃO BERNARDO
Encarnação Guerreiro Martinez, 94. Natural de São Simão (SP). Ontem, em Santo André. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lagrimas)
Rosa Brioni, 93. Natural da Iugoslávia. Dia 29.
Maria de Lourdes Amaral Nutti, 89. Natural de Agudos (SP). Dia 29.
Antonio Cabral de Lima, 73. Natural de Caruaru (PE). Dia 23.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;