Cultura & Lazer Titulo
Prolífico cineasta
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
12/09/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


As imagens devem servir à história, ou seja, não podem ser banalizadas, gratuitas. Este pensamento guia toda a obra do cineasta alemão Wim Wenders, que dirigiu aproximadamente 40 filmes ao longo da carreira. Deste total, 15 películas foram pinçadas para a mostra cinematográfica 'Wim Wenders - Imagens que Obedecem', que tem abertura amanhã, na Caixa Cultural São Paulo.

Com curadoria de Ana Alice de Morais, a programação abarca - além de seus longas-metragens - o documentário 'Os Primeiros Anos de Wim Wenders', que traça paralelo entre os primeiros filmes e a história do cineasta, focalizando a vida do diretor antes de trocar a Alemanha pelos Estados Unidos.

Entre as produções, de 1973 a 2008, é possível conferir obras-primas como 'Paris, Texas', que recebeu Palma de Ouro de melhor milme no Festival de Cannes de 1984. Na trama, homem é encontrado exausto e sem memória no deserto ao Sul dos Estados Unidos. Ele passa a se lembrar de sua história gradativamente e é acolhido pelo irmão Walt e pela mulher Anne. Com eles, também mora Alex, filho do homem sem memória.

Outro grande título é 'Asas do Desejo', que rendeu a Wenders Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes de 1987. No filme, ambientado na Berlim pós-guerra, dois anjos perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles conseguem ler pensamentos e tentam confortar a solidão das almas que encontram. Em determinado momento, um dos anjos deseja se tornar humano.

Reconhecidos como dois filmes dos mais importantes já feitos na história do cinema, os premiados 'Paris, Texas' e 'Asas do Desejos' figuram entre 'Alice nas Cidades' (1973), 'Palermo Shooting' (2008) e outras películas. Toda programação da mostra pode ser conferida no quadro acima e mais informações podem ser obtidas pelo site do espaço (www.caixacultural.com.br).

Wim Wenders - Imagens que Obedecem Mostra de Cinema. A partir de amanhã. Na Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111, São Paulo. Tel.: 3321-4400. Ingr.: R$ 1 e R$ 0,50 (meia-entrada). Até dia 25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;