Setecidades Titulo
São Bernardo ganha equipamento de radiologia
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
04/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


São Bernardo inaugurou ontem novas instalações e serviços no Hospital de Ensino, que inclui uma máquina de radioterapia e 19 novos leitos para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O atendimento em radiologia - que até então só tinha uma máquina disponível no Grande ABC e mesmo assim para pessoas que pesam menos de 90 quilos - passará a ser feito no Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), que minimizará a fuga de pacientes com câncer em direção à Capital.

Atualmente, entre todas as especialidades, são realizadas 15 mil consultas por mês no Hospital de Ensino. Em média, 350 cirurgias de alta complexidade, 600 internações e 480 tratamentos com utilização de medicina nuclear são contabilizados mensalmente.

Com a entrada em operação da máquina de radioterapia, o movimento deve aumentar de forma considerável no entorno do hospital. A estimativa é de que serão realizadas até 160 sessões por dia.

O equipamento, importado dos Estados Unidos e um dos únicos no Brasil, funcionará em sincronia com um tomógrafo, que indicará os pontos exatos de radiação, evitando danos colaterais em células saudáveis. A mesa suportará carga de até 200 quilos.

O prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), explicou que o Cacon traz atendimento de qualidade à população da cidade e também da região. "É um projeto de anos, que não se monta de uma hora para outra."

Sobre as novas vagas de UTI, o secretário de Saúde, Walter Cordoni, afirmou que a população terá um serviço público com qualidade. "O médico fará o monitoramento por câmeras. Fora isso, pretendemos dar ao paciente um atendimento humanizado", disse. As obras consumiram R$ 3 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;