Internacional Titulo
Filósofo é homenageado na China
Por Do Diário do Grande ABC
24/09/1999 | 11:20
Compartilhar notícia


Especialistas declararam nesta sexta-feira que o grande sábio, cujos 2.550 anos serao celebrados no próximo domingo, se converteu no ``tesouro do mundo moderno' na luta contra as ``potências ocidentais que tentam difundir seus valores no mundo interior". afirma Liu Weihua, vice-diretor da Associaçao Confuciana Internacional.

O grande filósofo chinês Confúcio, antigamente desprezado pelos comunistas, está sendo usado pelo governo chinês na luta contra a influência ocidental, considerada a portadora de crimes e violência.

Participantes de um recente simpósio sobre Confúsio garantiram que o confucianismo é ``vital para as culturas dos países nos quais vivem chineses de ultramar'.

A imagem do grande filósofo, cujo pensamento teve grande influência na civilizaçao chinesa até o século XX, passou por diversas vicissitudes desde a chegada ao poder dos comunistas, em 1949.

Confúsio foi ainda alvo de uma violenta campanha de críticas no início dos anos 70, quando passou a ser tratado pela propaganda oficial como ``lacaio das classes feudais exploradoras'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;