Internacional Titulo Pressão
Após escândalo, presidente da Coreia do Sul nomeia novo premiê

Movimento é tentativa de conter escândalo
sobre influência de pessoa próxima ao governo

Por
02/11/2016 | 00:11
Compartilhar notícia
AP


A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, nomeou um novo primeiro-ministro e dois outros membros do gabinete, em um movimento para tentar conter um escândalo sobre a influencia de uma pessoa próxima a ela nos assuntos do governo.

Park tem estado sob crescente pressão após ter se desculpado na semana passada por deixar uma amiga ajudá-la a preparar seus discursos no começo do mandado. As reportagens da imprensa sul-coreana ainda dizem que a amiga, Choi Soon-sil, estava profundamente envolvida em questões políticas, mesmo não tendo um papel oficial no governo.

Choi, de 60 anos, negou qualquer influência no governo, em uma entrevista concedida a um jornal. Ela foi detida por procuradores nesta segunda-feira por questionar. Choi também está sendo investigada por corrupção em duas fundações de caridade.

A popularidade de Park despencou após as acusações. Ela não falou publicamente sobre o escândalo desde que se desculpou. Nesta quarta-feira, Pak nomeou Kim Byong-joon, um assessor do ex-presidente Roh Moo-hyun, como primeiro-ministro, de acordo com um comunicado do gabinete presidencial.

Park também nomeou Yim Jong-yong como ministro das Finanças e anunciou um nove chefe para Segurança Pública. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;