Economia Titulo
Argentina nega que incentivo à compra de carros prejudique Brasil
Da AFP
04/09/2003 | 16:32
Compartilhar notícia


A Argentina não acha que o plano oficial para comprar carros nacionais com subsídios do Estado atente contra as normas do Mercosul, em reposta a uma queixa do Brasil. "Em absoluto prejudica o Mercosul porque é uma medida para o mercado interno, que responde a uma necessidade interna", afirmou o secretário de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria, Martín Redrado.

A Argentina colocou em andamento esta semana um programa de subsídios para a compra de caros fabricados no país com bonos estatais Boden 2012, para o qual o governo destinará 500 milhões de pesos (US$ 166 milhões).

Segundo a imprensa argentina, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Luiz Fernando Furlan, teria expressado sua "surpresa" quanto à iniciativa.

Redrado respondeu que se o plano viola as normas do Mercosul, "então o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) brasileiro também as viola", ao aludir às linhas de crédito abertas pela entidade para comprar caminhões da indústria brasileira, e que não foram estendidas às unidades argentinas.

O setor automotivo é um dos temas mais delicados nas relações entre a Argentina e o Brasil, os dois maiores sócios no Mercosul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;