Memória Titulo Memória
Esses italianinhos descobrem Santo André

Vocês se lembram do Waldomiro Dias de Azevedo...

Por Ademir Medici
06/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Vocês se lembram do Waldomiro Dias de Azevedo, aquele moço que completou 55 anos trabalhando no mesmo endereço da Avenida 15 de Novembro, em Santo André, no atual Luara Magazine? Pois é, um dos vizinhos da loja foi o comércio dos irmãos Di Felice. Um dos sócios, Quinto Di Felice, assinante do Diário, leu a série do Waldomiro aqui em Memória e entrou em contato conosco para contar uma linda história.

Na história da indústria automobilística do Grande ABC, a presença dos irmãos Di Felice, com distribuidora de radiadores e baterias em Santo André. Pois a empresa está celebrando 60 anos, sempre sob o comando familiar. Uma história que nos leva à Itália do pós-guerra e que marcou a separação física de uma família que trabalhou muito em vários ramos de atividades, a começar pela agricultura, na Itália e no Brasil.

A separação ocorre na localidade de Civitella Del Tronto, na Província de Abruzzo, terra natal dos Di Felice. Vem para o Brasil o casal Luigi Di Felice e Santa Iachini, mais os filhos Adorina, Maggiorino e Quinto. Dois filhos permanecem na Itália. Depois, um deles, Gaetano, viaja para a Venezuela, onde falece; Malvina permanece na Itália até hoje, aos 84 anos.

A família vem no navio ‘Sorriento’, embarcação que fazia uma de suas últimas viagens. Era 1952. Tempo em que São Paulo recebia, ao mesmo tempo, os chamados novos imigrantes e levas de migrantes nordestinos. O acolhimento ocorre na Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo. De lá, juntamente com outra família, o envio para Mirassol e, na sequência, para Ipauçu, para o trabalho na terra.

“Foi preciso juntar com outra família para arranjar trabalho na roça, pois só tinha meu pai como homem maior de idade”, rememora Quinto.

Um acaso traz os Di Felice para Santo André. Aqui vivia e trabalhava, na Pirelli, um primo, que os chama. O pai Luigi consegue colocação na mesma indústria; Maggiorino emprega-se na firma de radiadores Rossi, no Brás, à Rua Prudente de Morais; Quinto, ainda um bambino, vai estudar na escola da Pirelli. E tudo começaria a mudar, para melhor, em 1955, quando Maggiorino – hoje com 77 anos – funda a Radiadores Santo Antonio.

Amanhã em Memória

Sessenta anos depois, uma foto para a posteridade

Capital Brasileira

- Hoje é o aniversário de Macapá, capital do Amapá.

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Boituva e de Ribeirão Branco.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 6 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5922

Manchete – Grande ABC terá 420 bilhões de cruzeiros para saneamento básico. Recursos virão do Bird. Serão aplicados na conclusão da estação de tratamento de esgotos e na instalação de coletores-troncos em Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Automobilismo (Robson Breviglieri) – Curiosidades nas ruas. É o Quantum circulando, perua VW derivada do Santana.

Adeus – Falece o padre Aderbal Leitão Vilar, que por mais de 20 anos foi vigário da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Curuçá, Santo André.

Acidente – Desastre com ônibus mata dois e fere 53 em Rio Grande da Serra.

Em 6 de setembro de...

1865 – Trem que fazia a primeira viagem experimental entre São Paulo e Santos sofre acidente entre as estações Luz e Brás. Uma pessoa morre e outras ficam feridas.

1930 – Prefeitura de São Bernardo dá prazo até 15 de setembro para a construção ou reparos de passeios (calçadas) na frente dos prédios situados em ruas onde houver guias.

Nota – A intimação fala em guias, não em sarjetas ou pavimentação, mesmo porque as ruas mesmo centrais não possuíam esses melhoramentos. Vias como a Oliveira Lima (Santo André), Marechal Deodoro (São Bernardo) e Manoel Coelho (São Caetano) eram de terra batida. A exceção parece ser um bom trecho da Rua (depois Avenida) Goiás, recém-asfaltada em função da chegada da americana GM.

1950 – Fundação da Sociedade Esportiva Gisela, de São Caetano.

- Inauguração do Cine Tangará, em Santo André.

A Caminhada da Boa Viagem

- Uma semana depois, a imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem retornará hoje à Basílica de São Bernardo, em mais uma Procissão dos Carroceiros.

- Uma missa será celebrada às 8h30 na igreja Santa Maria, no bairro Demarchi. Após, começará a procissão, rumo ao Centro.

Comissão da Procissão dos Carroceiros

Santos do Dia

- Na estampa, São Liberato de Loro. Viveu no século 3 na Vila de Loro, na Itália.

Sacerdote da Ordem dos Frades Menores de São Francisco.

- Ledo

- Mansueto

- Beltrão

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Aramaçan, ano 85

1930 – 2015

Da galeria do Clube Atlético Aramaçan, um troféu destinado à 4ª Olimpíada de Clubes de Santo André. Ano: 1982.

Hoje

- Dia do Alfaiate

- Dia do Barbeiro

- Dia do Cabeleireiro

- Dia do Hino Nacional Brasileiro (Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra, e Francisco Manuel da Silva, autor da música).

- O Hino Nacional foi oficializado em 1922, por decreto do presidente Epitácio Pessoa e na véspera do centenário da Independência. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;