Turismo Titulo Rio do Rastro
Vista compensa as curvas
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
17/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra está a Serra do Rio do Rastro. A caminhada por íngreme subida de contornos sinuosos é recompensada pela grandiosa paisagem contemplada a partir de um mirante a 1.460 metros de altitude. Em dias de céu claro e tempo bom, é possível avistar o Oceano Atlântico a 100 quilômetros de distância.

A estrada que percorre a serra é um trecho da Rodovia SC-438, que, partindo de Tubarão, próximo ao litoral de Santa Catarina, e passando por Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, chega até Lages, no planalto catarinense. Para garantir a segurança dos motoristas, foi construída uma mureta de um metro de altura por toda a rodovia.

Até 1912, a cidade de Lauro Müller se chamava Minas. O novo nome foi concedido em homenagem ao catarinense Lauro Severiano Müller, ministro da República que muito se interessou pelo carvão e ajudou no desenvolvimento da região.

Um dos locais mais conhecidos e que acabou tornando-se um ponto turístico da cidade é o Castelo, construído em 1919 por Henrique Lage, o responsável pelo desenvolvimento da siderurgia de Santa Catarina e também da ferrovia.

Ele construiu o Castelo para Gabriela Bezanzoni, uma cantora italiana de ópera com quem se casou e foi morar no Rio de Janeiro, onde também construiu um castelo (hoje transformado no Parque Lage). A edificação é tombada pela Fundação Catarinense de Cultura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;