Internacional Titulo
Viktor Yushchenko tem vitória confirmada na Ucrânia
Por Do Diário OnLine
Com AFP
28/12/2004 | 12:29
Compartilhar notícia


A Comissão Eleitoral Central da Ucrânia confirmou nesta terça-feira a vitória do opositor pró-ocidental Viktor Yushchenko nas eleições presidenciais de domingo. O candidato obteve 51,99% dos votos contra 44,19% do candidato governista pró-russo Viktor Yanukovich.

Apesar do resultado confirmado, a vitória de Yushchenko só poderá ser oficializada pelo governo depois que todos os recursos abertos pelo candidato derrotado forem analisados.

Yanukovich declarou que questionaria o resultado da votação por causa de "violações à Constituição". Ele tem até a meia-noite desta terça-feira para denunciar à Suprema Corte as supostas irregularidades ocorridas no dia da eleição.

O ministério ucraniano das Relações Exteriores, o vice-primeiro-ministro ucraniano Mykola Azarov e os observadores ocidentais afirmaram que a votação se desenvolveu de forma correta e que foi válida.

Esse pleito ficou conhecido como terceiro turno, pois o segundo turno, disputado pelos mesmos candidatos, foi cancelado pela Suprema Corte da Ucrânia devido à constatação das fraudes alegadas pela oposição, por parte da imprensa local e pelos observadores internacionais.

Na época, a Comissão Eleitoral Central confirmou a vitória de Yanukovich e milhares de opositores lotaram a praça principal de Kiev para protestar. Cerca de um mês depois foi determinada pela Suprema Corte a data do novo pleito.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;