Internacional Titulo
Ativistas criticam ONU por incluir empresas em novo plano
Do Diário do Grande ABC
21/07/2000 | 12:09
Compartilhar notícia


As Naçoes Unidas anunciaram os primeiros integrantes de uma nova iniciativa corporativa para promover os direitos humanos e a proteçao ao meio ambiente, mas alguns ativistas denunciaram que a proposta permitiria que algumas empresas utilizassem a ONU como escudo para desfazer a sua má reputaçao. A lista de companhias inseridas na iniciativa inclui a Nike e a Shell, que já foram muito criticadas por defensores da ecologia devido a abusos cometidos no exterior.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, lançou o programa em janeiro de 1999, com a advertência de que as empresas seriam obrigadas a respeitar os direitos dos trabalhadores, erradicar o trabalho infantil e desenvolver tecnologias de proteçao ao meio ambiente. A primeira reuniao dos participantes da nova aliança está marcada para a próxima quarta-feira.

Representantes de 50 empresas, trabalhadores e entidades de defesa dos direitos humanos estarao presentes ao encontro. A cada ano, as companhias serao obrigadas a divulgar, em um site da internet, exemplos de avanços na aplicaçao dos novos princípios. Os organismos de defesa dos direitos humanos e os sindicatos poderao contestar, no mesmo site, as declaraçoes das empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;