Turismo Titulo
Barretos espera 900 mil na Festa do Peão
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
12/08/2004 | 02:40
Compartilhar notícia


Seguuuura peão! Ou melhor, não segure nada, nem a ansiedade, porque chegou a hora de tirar o chapéu de couro, o cinto com fivelão metálico, a camisa xadrez, o par de botas com esporas e aquela velha calça jeans apertada do fundo do armário para participar a caráter da 49ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a maior da América Latina, que deverá reunir cerca de 900 mil caubóis e cowgirls vindos de várias partes do Brasil e do mundo – 10% a mais que no ano passado – entre os dias 19 e 29 deste mês.   Em meio aos destaques da recheada programação estão a 12ª etapa do Circuito Internacional de Rodeio e o variado cardápio de shows, que inclui parcerias inéditas entre expoentes da música nacional, como os encontros do sertanejo Daniel com os roqueiros do Titãs; dos românticos Gian e Giovani com o cantor Alexandre Pires; e das duplas Rio Negro & Solimões e Edson & Hudson, além das já confirmadas apresentações de Jota Quest, Araketu, Leonardo, Bruno & Marrone e da cantora Ivete Sangalo, que desfilará em um trio elétrico dentro da arena. Ao todo, serão mais de 50 shows.

Momento igualmente aguardado é o desafio entre o touro Bandido, o mais respeitado do rodeio brasileiro, e o atual campeão mundial da Professional Bull Riders, (PBR) Ednei Caminhas. De um lado, Bandido ostenta a fama de imbatível há mais de quatro anos – nesse período, o animal derrubou mais de 200 peões que se atreveram a montar em seu lombo. Do outro, estará Caminhas, que acumula 125 títulos na carreira e é conhecido por ter acabado com a invencibilidade do touro Dillinger, o mais temido de 2000. O desafio, que já ganhou até o apelido de Mocinho X Bandido, acontecerá no último dia do evento.

Outra disputa com ares de espetáculo imperdível é a dos Irmãos Power, que realizam acrobacias e malabarismos em touros bravos. Os animais são escolhidos nas fazendas da região, ou seja: não tem ensaio.

Com investimento que ultrapassa a casa dos R$ 8,5 milhões, o Parque do Peão contará com uma infra-estrutura de dar inveja: shopping a céu aberto, espaço de recreação infantil, campings, restaurantes de comida típica e museu, além de um sistema de segurança composto por 700 policiais e câmeras de monitoramento eletrônico.

No Estádio de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer, a maior novidade ficará por conta da Arena Music, uma moderna casa noturna onde os caubóis e cowgirls poderão dançar ritmos variados madrugada adentro, além de esquentar o clima de paquera que tanto faz a fama do rodeio de Barretos entre os jovens. Quem aprecia música também poderá conferir o campeonato de som automotivo, que avaliará as aparelhagens instaladas nos carros (e sua potência). No embalo da competição, o Encontro de Carros Rebaixados e Turbinados distribuirá premiação.

Haverá, ainda, a exposição de equipamentos náuticos Pesca & Cia e, aproveitando o ritmo country, uma Feira de Agronegócios com exposição de máquinas agrícolas. A relação completa de todas as atrações da 49ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos pode ser conferida no site oficial do evento: www.osindependentes.com.br.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos surgiu em 1955, quando um grupo formado apenas por homens resolveu fundar uma agremiação, batizada de Os Independentes, com o intuito de gerar recursos para obras sociais na cidade. Para tanto, eles decidiram homenagear um importante personagem da história econômica e social da região: o peão de boiadeiro. Desde então, todos os anos o rodeio era a principal atração da festa, realizado sob uma lona de circo. Com o passar do tempo, o evento cresceu e, em 1985, o Parque do Peão foi inaugurado, com 1,3 milhões de metros quadrados – espaço hoje insuficiente para abrigar a multidão que visita Barretos durante a festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;